Segurança recebe bombeiros e policiais
A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Casa abre os trabalhos nesta segunda-feira (10) e recebe representantes dos bombeiros, policiais civis e militares para debate sobre valorização salarial das categorias. A reunião ordinária acontecerá no Plenário Dirceu Cardoso, às 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
A demanda desses servidores esteve em pauta do colegiado durante o ano de 2019 e o presidente da comissão, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), considera legítima a necessidade de voltar ao assunto. Bahiense acredita que, em função de Orçamento de 2020 privilegiar a segurança pública, com montante maior que o da educação, o governo do Estado terá condições de avaliar os pleitos colocados.
Várias entidades sindicais confirmaram a presença na reunião: Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo, Associação dos Militares da Reserva do Estado do Espírito Santo, Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo, Associação dos Oficiais Militar do Estado do Espírito Santo, Sindicato dos Investigadores Associação dos Investigadores da Polícia Civil, Associação de Cabos e Soldados PM/BM do Estado do Espírito Santo, Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Espírito Santo, Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Espírito Santo, Sindicato dos Inspetores Penitenciários, Sindicato dos Agentes Socioeducativos e Associação dos Agentes de Polícia.
Visita técnica
Consta da pauta também a leitura para deliberação dos relatórios sobre visitas técnicas a unidades de segurança do Estado realizadas durante o recesso parlamentar.
O colegiado visitou os seguintes locais: Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim; Complexo Penitenciário Estadual do Xuri (Vila Velha); Plantão da Delegacia Regional de Cariacica, localizada provisoriamente em Cobilândia, Vila Velha. Também foram realizadas visitas aos Serviços Médicos Legais de Linhares e de Colatina.
“Verificamos condições lamentáveis nos locais. Presídios com mais de 1 mil internos e com só 10 inspetores penitenciários por turno. Além disso, verificamos que as unidades do Serviço Médico Legal não tinham salas especiais para tratar de vítimas de abusos sexuais e também não tinham as devidas condições para os servidores atuarem. São paredes em situação precária e com infiltrações, por exemplo. Sem contar a falta de servidores, que é crônica”, disse o deputado Danilo Bahiense.
O colegiado também deve aprovar o calendário das audiências públicas externas a serem realizadas este ano. A primeira está agendada para a próxima quinta-feira (13), em Pinheiros, município do sul do Estado.
Comissão
O colegiado de Segurança se reúne quinzenalmente às segundas-feiras e é presidido pelo Delegado Danilo Bahiense (PSL). O coronel Alexandre Quintino (PSL) é vice da comissão, que tem como membros efetivos os deputados Euclério Sampaio (sem partido), Capitão Assumção (PSL), Delegado Lorenzo Pazolin (sem partido), Marcelo Santos (PDT), Enivaldo dos Anjos (PSD), Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Luciano Machado (PV). São suplentes Dary Pagung (PSB), Gandini (Cidadania), Hudson (Republicanos) e Alexandre Xambinho (Rede).