Postos de combustíveis são autuados em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Procon de Cachoeiro, em parceria com a Polícia Militar (PM-ES), a Guarda Civil Municipal (CGM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), realizou, nesta quinta-feira (8), ação de fiscalização em postos de combustíveis.

O objetivo foi observar, se esses estabelecimentos estão adequados quantos às normas de precificação, formas de pagamento e clareza ao consumidor quanto à composição dos preços do combustível.

“Com a alta nos preços dos combustíveis, é importante o controle de qualidade e a prevenção para que não ocorra a cartelização, que é quando os comerciantes combinam os preços que serão praticados, frustrando a livre concorrência e causando prejuízos aos consumidores”, explica o coordenador do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Além disso, os auditores fiscais notificaram os estabelecimentos a apresentarem as notas fiscais de compras dos produtos.

Ao todo, dez postos da sede e do interior foram fiscalizados, sendo lavrados dois autos de infração devido à falta de informação dos valores com desconto decorrentes da política de fidelidade.

A ação faz parte de uma operação nacional do Ministério Público e que, no Espírito Santo, é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP). O objetivo da chamada “Operação Petróleo Real” é combater irregularidades nos postos de gasolina.

Além da PM, da GCM e do Corpo de Bombeiros, a operação contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil (PC-ES), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procon-ES, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A operação em números:

– 10 postos inspecionados

– 11 notificações (sendo 10 para informação de margem de lucro e envio de notas fiscais ao Procon e 1 para regularização da informação das formas de pagamento aceitas no estabelecimento)

– 2 autos de infração (devido à falta de informação dos valores com desconto decorrentes de política de fidelidade)

– 10 autos de constatação (contendo os preços praticados no estabelecimento, nesta data, para serem juntados às informações das notificações)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Unidades de Saúde de Cachoeiro recebem atividades da campanha Novembro Azul

Com o Novembro Azul, chegou a vez do público masculino direcionar a atenção para a