A instabilidade gerada pelas decisões judiciais em Itapemirim não tem a mesma face no campo político. Isso se prova pela própria iniciativa de todos os vereadores do município ao convidar o prefeito interino Thiago Peçanha (PSDB), no último sábado (29), para caminharem juntos em favor da cidade.
Em quaisquer administrações, é flagrante a dificuldade para se conseguir a governabilidade. A partir daí, é comum virem à tona artifícios diversos, e nem sempre morais, para obter o apoio da maioria em parlamentos.
Até o momento, mesmo com a incerteza pairando sob o céu de Itapemirim a respeito de quem prosseguirá definitivamente na cadeira de prefeito, as lideranças locais mostram que estão focadas na segurança gerencial que a população necessita.
E, nesta ótica, Thiago Peçanha ganha o protagonismo de liderar o município com ventos políticos favoráveis. O apoio e o reconhecimento de toda a Câmara Municipal agregam valor à sua liderança e ao seu exercício dela, principalmente, junto à opinião pública.
Este ambiente de paz, que os cidadãos e cidadãs de Itapemirim anseiam há anos, parece se estabelecer de vez no céu político ao contrário da tormenta judicial.