Prefeito de Itapemirim se reúne com hospital para reabertura de pronto socorro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Fechado desde 2019, o pronto Socorro do Hospital Evangélico Litoral Sul (antigo Santa Helena) deve voltar a funcionar em breve. A boa notícia é fruto de uma parceria que está sendo realizada entre os municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, Hospital Evangélico, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo.

No encontro realizado na manhã desta quarta-feira (27), a direção do Hospital apresentou a proposta para viabilizar a reabertura do Pronto Socorro, e estimou a necessidade de um investimento de R$ 1.230.058,15 a ser viabilizado por parte do poder público municipal, que neste caso, será um contrato tripartite, ou seja, haverá a divisão entre os três municípios.

As despesas englobam insumos (materiais hospitalares e medicamentos), apoio e manutenção, e despesa com pessoal (serviços médicos, enfermagem e administrativo). Toda a documentação do acordo entre os municípios está sendo preparada em consonância com a legislação, sob orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), e será amplamente debatida com os municípios para que esteja dentro do que cada legislação municipal regulamenta.

Hoje o hospital conta com um laboratório de altíssimo nível, 20 leitos de UTI, centro de imagem completo e muito bem equipado, e todos os equipamentos para atender a população. Com a reabertura do Pronto Socorro, os pacientes terão todo o suporta necessário da unidade. De acordo com a instituição, 90% dos pacientes acidentados poderão ser tratados no próprio hospital, que tem hoje a especialidade de ortopedia, e equipamentos para procedimentos.

Na ocasião foi tratado sobre as benfeitorias que a instituição filantrópica pretende realizar no Hospital, ampliando o porte do mesmo, bem como o número de leitos que deve passar de 76 para 125. Foi apresentado também o projeto da reestruturação física. No entanto a prioridade no momento é concluir a primeira etapa: a reabertura do Pronto Socorro.

De acordo com o Prefeito de Marataízes, Jaiminho Machado, 70% dos pacientes que a UPA daquele Município atende são de Itapemirim. “Isso redobra a necessidade de investirmos nesta parceria com o Hospital Litoral Sul, na reabertura do Pronto Socorro”, frisou Dr. Antônio Rocha ao relatar que o Município de Itapemirim fará todos os esforços necessários para que a as portas sejam abertas o mais breve possível.

O Prefeito de Itapemirim, já determinou que a Secretaria de Saúde agilize todas as melhorias possíveis para a Saúde do Município, entre elas abertura da UPA de Garrafão, melhorias no Hospital Menino Jesus, e agora a parceria de reabertura do Pronto Socorro do Hospital Santa Helena.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas