Sair de casa e encontrar na praça estrutura de ouvidoria para solicitar saneamento, transporte coletivo, conhecer e se inscrever em projetos de assistência social, ter atendimento diverso de saúde, esporte, cultura, educação, segurança, encontrar os pontos do bairro revitalizados, emissão de carteira de identidade e muito mais.
Isso foi o que proporcionou a primeira edição do projeto Transforma Cachoeiro realizada no bairro Village da Luz – com impacto também nos bairros Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga – nesse sábado (28).
A praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, das 9h às 15h, foi palco de aproximadamente 60 modalidades de atendimento, beneficiando algo em torno de cinco mil pessoas. Também não faltaram atrações para a criançada, além de pipoca, algodão-doce e picolé à disposição. Por lá, o prefeito Victor Coelho (PSB) conversou com a reportagem do Em Off Notícias e o conteúdo segue abaixo.
Qual foi o esforço necessário para realizar este evento no bairro Village da Luz?
Todo o esforço é inferior ao tamanho de ver o evento realizado. Colocamos como objetivo aproximar cada vez mais os serviços públicos para uma população que, às vezes, tem dificuldade de acesso. Vemos hoje mães, filhos participando e se envolvendo. Todo o esforço valeu a pena, pois o objetivo foi conquistado. As pessoas estão recebendo os serviços públicos em suas comunidades. Não só a assistência direta aos (às) cidadãos (ãs), mas também em infraestrutura.
Qual o critério para fazer o cronograma dos bairros?
A gente analisa o quantitativo populacional e áreas de vulnerabilidade social. O entorno do Village da Luz possui outros bairros em situação de vulnerabilidade, que são o Fé e Raça, Rubem Braga, Bom Pastor e Novo Parque. Fizemos a soma do número de moradores, o que nos condicionou a trazer os serviços – e também pelo espaço amplo e com estrutura para realizar o evento: temos uma unidade de saúde ao lado da escola e praça, que nos condiciona a prestar atendimento de qualidade.
Já tem o próximo local definido?
Ainda não. Mas, a intenção é realizar o projeto do Transforma Cachoeiro, pelo menos, uma vez por mês para atender as comunidades mais carentes da cidade.
Em seu discurso, o senhor disse que o Village da Luz está no coração por ser o bairro escolhido por seu irmão Glauber Coelho para iniciar as campanhas eleitorais. Isso o serviu de inspiração?
Não necessariamente. Como disse, foi feita análise técnica sobre o quantitativo de pessoas atendidas; a questão foi mais técnica. Fico com certa emoção por saber que temos ligação política com este bairro, que meu irmão Glauber fez trabalho intenso: temos o antigo hortão, que é um dos projetos que demos continuidade no Instituto que leva o nome dele. É uma região que marca muito a nossa história de caminhada política do Glauber, e agora comigo também. Não foi por questão emocional ou desse lado político, e sim por questão técnica e uma coincidência que me deixa muito feliz.