O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, visitou a escola municipal Jenny Guárdia, no bairro São Geraldo, na manhã desta quarta-feira (25), acompanhado da secretária municipal de Eduacação, Cristina Lens Bastos. O objetivo foi averiguar as instalações da unidade, que receberam melhorias recentemente e deverão passar por mais obras em breve.
Entre as intervenções realizadas estão reparos na parede de uma das salas, que encontrava-se em estado precário. Houve, ainda, reforço no telhado da instituição, acréscimo de mais bebedouros e mudanças pontuais em algumas salas e setores. Também foram analisadas reformas e ampliações que ainda necessitam ser feitas.
“De acordo com as demandas mais urgentes, o gestor da escola conseguiu trabalhar bem com os recursos que ele recebe diretamente, tanto a nível federal como municipal. As provas de atletismo dos Jogos Escolares Municipais serão realizadas aqui, e um problema de alagamento no pátio está solucionado. Ainda existem algumas coisas que precisam ser feitas, e a nossa visita aqui teve justamente esse objetivo, de observar o que foi feito e planejar as próximas ações em conjunto”, destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.
O prefeito Victor Coelho elogiou as instalações e projetou planos futuros.“A gente já está sonhando em transformar essa escola em uma escola de tempo integral, mas precisamos dialogar com a comunidade para ver se é isso o que realmente querem. A Jenny Guárdia tem um espaço muito grande, o que nos permite sonhar com algo maior, não apenas uma reforma – que já foi bem feita, resolvendo problemas emergenciais”, destacou.
“É muito importante o poder público se mostrar presente, assumindo as necessidades que a escola tem. É uma parceria muito boa. Devagar nós estamos fazendo as mudanças necessárias para que a gente atenda a comunidade escolar da melhor forma possível”, comentou o gestor da Jenny Guárdia, Adriano Perminio Avelino.
Situação
A estrutura da escola Jenny Guárdia antes destas intervenções colocava a saúde de professores e alunos em risco; em alguns casos, até mesmo a vida das crianças. O caso foi denunciado à época por pais de alunos. A situação fez com que um professor fizesse intervenções pontuais para amenizar os problemas.
* Péssimas condições de escola preocupam pais em Cachoeiro
* Cansados de esperar, professores fazem reparos em escola
Outras escolas com melhorias
Também foram realizadas melhorias em outras escolas do município durante o recesso escolar de julho. Entre as escolas que receberão as obras estão Sebastião da Rocha Machado (Soturno), Alair Turbay Baião (Otton Marins) e Professora Idalina Cunha Morais (Zumbi). As intervenções incluem acertos nos pisos e telhados e pintura.