Para atender a demanda da frota municipal, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai adquirir até R$4.265.997,67 em combustíveis. A licitação, que é de registro de preço – no qual o pagamento é feito mediante a utilização do produto -, acontecerá no dia 10 de outubro e o contrato terá duração de 12 meses.
O valor estimado foi baseado na média de consumo no primeiro semestre deste ano. “Quadra esclarecer que nos últimos 12 meses a municipalidade adquiriu 57 novos veículos e máquinas”, justifica o executivo.
No dia 26 de dezembro de 2017, a despesa com combustíveis para ser usada neste ano, também com a concorrência de registro de preço, foi de R$ 2.785.150,00.
Diante do montante financeiro orçado, a prefeitura apresenta outras justificativas; uma delas é o planejamento de ampliação da frota, “com aquisição de diversos veículos, ônibus e máquinas, requerendo assim maior quantidade de combustível durante a vigência da ata de registro de preços”.
Outro ponto é que, atualmente, a prefeitura diz possuir sistema de manutenção que impossibilita grandes prazos de paralisação dos veículos, o que exige, segundo ela, maior consumo.
Também consta na explicação que algumas secretarias adotaram escala de trabalho de 12h/36h, majorando a circulação da frota.
“Por derradeiro, ressaltamos que os quantitativos foram arredondados à maior, pois é de praxe do mercado que os carregamentos de combustíveis sejam efetuados de 5.000 em 5.000 litros”.