O município de Itapemirim realizou nesta quarta-feira (16) a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a remoção de macrófitas na lagoa Guannandy, conhecida popularmente como ‘Lagoa das sete pontas’, localizada no Gomes. O serviço vai custar aos cofres públicos o total de R$ 240.790,00.
Com maquinário específico e pessoal qualificado em remoção de vegetação aquática, a empresa contratada LF Ambiental LTDA deve realizar, no prazo de 30 dias, o recolhimento da vegetação dentro da lagoa e sua mobilização até as margens, numa área total de 695 mil m2.
O representante da empresa enfatizou que o maquinário chegou e que o trabalho já começa hoje na Lagoa.
“Esse tipo de vegetação, que é nativa daqui, requer um trabalho diferenciado, quase manual. Como ela se reproduz facilmente, temos que tirar 100% dela”, destacou Átila de Andrade Filho.
A secretária de Meio Ambiente agradeceu a comunidade por inúmeras vezes fazer a limpeza na lagoa, e destacou que será implantado um serviço contínuo para evitar que chegue novamente nas condições atuais.
“Em nome do Sr. Noel, que está aqui presente, agradeço demais moradores que cuidam da nossa lagoa. Vamos continuar zelando pelo meio ambiente, para que possamos deixar esse patrimônio para as próximas gerações”, frisou Kamila Ladeira.
O prefeito Antônio Rocha enfatizou que o município está empenhado para cuidar do meio ambiente e destacou que não importa quanto tempo a lagoa está esperando por esse serviço, o que interessa é que hoje a prefeitura está dando um importante passo.
“Não olho para o retrovisor; é daqui pra frente. E os moradores do Gomes podem ter a certeza que a nossa administração está cuidando e continuará olhando pela nossa Lagoa”, destacou.