A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro aproveita a passagem do Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta segunda-feira (4), para reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis no combate à doença e lembrar que, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, há uma série de serviços que colaboram para a prevenção.
Justamente para prevenir doenças e agravos não transmissíveis (Dants), como o câncer, diabetes e hipertensão, é desenvolvido o programa Saúde em Movimento, que estimula a prática regular de exercícios físicos, com apoio de educadores físicos, fisioterapeutas e enfermeiros.
Também trabalham com essa lógica os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que ampliam o acompanhamento oferecido aos pacientes nas UBS, com equipes formadas por nutricionista, fisioterapeuta e outros profissionais.
“Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 80% das ocorrências de câncer são causadas por fatores externos, aqueles referentes ao estilo de vida, hábitos das pessoas. Sedentarismo e má alimentação são fatores de risco. Por isso, nossas equipes estão empenhadas em orientar, apoiar e estimular as comunidades a mudarem comportamentos, a buscarem o autocuidado, enfim, uma vida mais saudável. O objetivo da atenção primária em saúde é exatamente esse: atuar na prevenção”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Outro grande fator de risco é o tabagismo, causador de câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Por isso, as unidades de saúde oferecem tratamento gratuito para fumantes abandonarem o cigarro. Os pacientes são atendidos em grupo e individualmente e têm suporte medicamentoso. Para facilitar ainda mais o ingresso no programa, a consulta de avaliação pode ser agendada pela internet (agendamento.cahoeiro.es.gov.
“Um esforço preventivo bastante importante, também, é a vacinação contra o HPV, vírus que pode levar ao câncer de colo de útero, pênis e vagina. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados. As doses estão disponíveis nas UBS, mas também fazemos vacinação volante em escolas”, ressalta a secretária de Saúde, acrescentando que a vacina contra hepatite B, disponível para todas as idades, ajuda a prevenir o câncer do fígado
Outra frente importante dos trabalhos na UBS é incentivar a realização regular de exames que possibilitam o diagnóstico precoce das enfermidades. Para os homens, por exemplo, o PSA (Antígeno Prostático Específico), que permite detectar o câncer de próstata. Para as mulheres, o exame da mama e o citopatológico, para detecção do câncer de mama e de colo uterino, respectivamente.
“É sempre bom lembrar que, quanto mais cedo o tumor é detectado, maior é a chance de cura do paciente”, conclui Luciara Botelho.
Outras medidas para reduzir risco de câncer (Fonte: Inca)
– Alimentação saudável: uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e saúde e incluir alimentos regionais.
– Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
– Amamente: o aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme a dica sobre Alimentação saudável e proteção contra o câncer.