Os produtores de evento que pretendem utilizar o Parque de Exposições ‘Carlos Caiado Barbosa’, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, poderão obter desconto de 90% no aluguel do espaço por dois anos. O benefício está no projeto de lei elaborado pela prefeitura e a matéria tramita na Câmara Municipal.
O ex-secretário de Agricultura, Robertson Valadão, esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira (3), para explicar o projeto de lei. Segundo ele, há o objetivo de agraciar o setor de evento, que foi duramente prejudicado no período mais complexo da pandemia da Covid-19.
Outra justificativa apresentada por Valadão é a estrutura precária do parque. “Não há sistema de iluminação; a rede hidráulica está comprometida e não tem banheiro funcionando. Com um custo menor de aluguel, o produtor de eventos poderá investir nessas estruturas”, avaliou Robertson, que inclusive sublinhou a falta de segurança e, por isso, muitos furtos.
Renúncia
Caso a matéria se torne lei, o desconto concedido vai gerar renúncia de receita total em torno de R$ 591.791,80 nos anos de 2022, 2023 e 2024. Esses recursos iriam para o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.
O projeto de lei diz o seguinte sobre a compensação diante dessa renúncia de receita: “Incremento na utilização do espaço e na receita do ISS pela movimentação econômica através dos eventos artísticos, culturais e de turismo de negócios”.
O vereador Alexandre Maitan (DEM) apontou que o desconto vai causar prejuízo ao produto rural. “Alguém será penalizado”. Já Robertson explicou que o conselho tem outras fontes de recurso e que o período de benefício é temporário.
Reforma
O parque de exposição já passa por reforma. Os atuais dois pavilhões serão substituídos por um espaço único coberto, com vão livre de 9,6 mil metros quadrados. A obra custará R$ 8.356.957,52 (recursos federais e municipais) e deve ser concluída em 150 dias.
Também está prevista a construção de centro de convenções anexo ao centro de eventos. Será um edifício com dois pavimentos de 84×36 m, totalizando 6 mil metros quadrados, que deverá contar com auditório multiuso com capacidade para 2 mil pessoas.