Prefeitura quer dar desconto para utilização do Parque de Exposição

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Os produtores de evento que pretendem utilizar o Parque de Exposições ‘Carlos Caiado Barbosa’, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, poderão obter desconto de 90% no aluguel do espaço por dois anos. O benefício está no projeto de lei elaborado pela prefeitura e a matéria tramita na Câmara Municipal.

O ex-secretário de Agricultura, Robertson Valadão, esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira (3), para explicar o projeto de lei. Segundo ele, há o objetivo de agraciar o setor de evento, que foi duramente prejudicado no período mais complexo da pandemia da Covid-19.

Outra justificativa apresentada por Valadão é a estrutura precária do parque. “Não há sistema de iluminação; a rede hidráulica está comprometida e não tem banheiro funcionando. Com um custo menor de aluguel, o produtor de eventos poderá investir nessas estruturas”, avaliou Robertson, que inclusive sublinhou a falta de segurança e, por isso, muitos furtos.

Renúncia

Caso a matéria se torne lei, o desconto concedido vai gerar renúncia de receita total em torno de R$ 591.791,80 nos anos de 2022, 2023 e 2024. Esses recursos iriam para o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O projeto de lei diz o seguinte sobre a compensação diante dessa renúncia de receita: “Incremento na utilização do espaço e na receita do ISS pela movimentação econômica através dos eventos artísticos, culturais e de turismo de negócios”.

O vereador Alexandre Maitan (DEM) apontou que o desconto vai causar prejuízo ao produto rural. “Alguém será penalizado”. Já Robertson explicou que o conselho tem outras fontes de recurso e que o período de benefício é temporário.

Reforma

O parque de exposição já passa por reforma. Os atuais dois pavilhões serão substituídos por um espaço único coberto, com vão livre de 9,6 mil metros quadrados. A obra custará R$ 8.356.957,52 (recursos federais e municipais) e deve ser concluída em 150 dias.

Também está prevista a construção de centro de convenções anexo ao centro de eventos. Será um edifício com dois pavimentos de 84×36 m, totalizando 6 mil metros quadrados, que deverá contar com auditório multiuso com capacidade para 2 mil pessoas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas