Prefeitura vai pagar até R$ 4,5 milhões para gerenciar 263 veículos

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manutenção veículos

A frota de veículos, máquinas e equipamentos da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim será gerenciada por uma empresa, que prestará serviços de manutenção preventiva e corretiva, e fornecimento de peças. A licitação está marcada para o dia 27 deste mês. O executivo municipal está disposto a pagar até R$ 4,5 milhões em contrato com duração de 12 meses.

“Insta ressaltar que a pretensa contratação auxilia no monitoramento das garantias das peças e dos serviços, bem como a qualificação dos gastos e otimização dos resultados”, justificou a prefeitura. O contrato beneficiará as Secretarias de Administração, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde.

Atualmente, a frota é estimada em 263 veículos, sendo 183 veículos leves, 17 veículos médios, 48 veículos pesados e 15 máquinas pesadas – sendo em sua maioria com mais de cinco anos de uso. Durante o contrato, o quantitativo pode sofrer alterações, seja por novas aquisições ou desfazimento dos já existentes.

A empresa contratarada deverá possuir atendimento dos serviços de manutenção bem como o fornecimento de materiais por meio de rede credenciada de oficinas multimarcas, centros automotivos e concessionários, em caráter contínuo e ininterrupto, que inclui o fornecimento de peças e serviços.

Na manutenção preventiva, deverá, por exemplo, providenciar a troca de pneus, alinhamento, balanceamento e cambagem de rodas; troca de óleos (motor, câmbio, diferencial, freio, líquido do arrefecimento); entre outros.

Na corretiva ou pesada, atenderá com correção de defeitos aleatórios resultantes de desgastes e/ou deficiências de operação, manutenção e fabricação, garantindo a operacionalidade do veículo.

 

24 horas

Os estabelecimentos credenciados deverão atender as solicitações no prazo máximo de 24 horas a toda e qualquer solicitação de orçamento que venha a receber da prefeitura, inclusive de serviço de traslado de veículos, por meio de guincho, quando for o caso.

 

Orçamento

Os serviços só poderão ser executados após o envio on-line, pela empresa conveniada, de orçamento detalhado, através dos menus eletrônicos apropriados existentes no ambiente web da empresa, e respectiva autorização pelo fiscal designado pela Secretaria Municipal de Gestão de Transportes, que se pronunciará após imediata análise e avaliação do orçamento a ele submetido previamente.

 

Gastos com veículos em 2021

Em 2021, a prefeitura teve despesa de R$ 3.515.121,02 com a manutenção de sua frota. Foram R$ 2.722.519,53 com a Semad; R$ 194.184,66 com a Seme; R$ 281.810,40, Semdes; R$ 316.606,43 com a Semus.

De acordo com a prefeitura, o valor global de R$ 4,5 milhões contém acréscimo de 25% em relação ao gasto anterior “como margem de segurança, a fim de se evitar a insuficiência de saldo de objeto ao longo da vigência contratual”.

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