Preparativos para a Exposul Rural começam na ‘Exposição’

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Falta pouco para a realização da edição 2018 da Exposul Rural em Cachoeiro: será na semana que vem, entre os dias 11 e 15. Com a proximidade da data, os preparativos estão a todo vapor no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, local do evento, o maior do ramo de agronegócios da região Sul do Espírito Santo.

Os mais de 100 estandes de empresas, cooperativas, associações, prefeituras, escolas e instituições diversas estão em processo de montagem, sendo que este ano o espaço físico abrangerá três pavilhões, enquanto a edição de 2017 contou com um pavilhão.

Assim, para dar maior comodidade aos expositores e visitantes, o Parque de Exposições tem recebido uma série de melhorias nas últimas semanas. Entre elas estão obras nos sistemas de drenagem, iluminação, na estrutura dos galpões e no estacionamento, bem como serviços de limpeza geral, incluindo as baias onde ficarão os animais da Exposição Agropecuária.

Dentre os expositores, estarão 11 prefeituras (incluindo a de Cachoeiro): Anchieta, Marataízes, Itapemirim, Piúma,  Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro e Venda Nova do Imigrante. Os demais municípios da região também estarão presentes com caravanas.

A prefeitura de Cachoeiro, em especial, participará de diversas maneiras – além da organização em si, juntamente com o Sindicato Rural de Cachoeiro – com a participação das secretarias municipais de Agricultura e Interior (Semai), Desenvolvimento Econômico (Semdec), Desenvolvimento Social (Semdes), Educação (Seme), Fazenda (Semfa), Meio Ambiente (Semma), Obras (Semo), Saúde (Semus) e Serviços Urbanos.

Dentre as ações planejadas estão atendimento aos produtores a respeito de emissão de nota fiscal, comercialização de artesanato, estande com trilha ecológica sobre importância da água, apresentações estudantis, recolhimento de doações para o Banco de Alimentos e Ônibus da Saúde.

“Trabalhamos para que a Exposul se consolide cada vez mais como um evento de grande importância para a potencialização da produção de Cachoeiro e região. Este ano, o número de participantes será maior, e a nossa expectativa é de crescimento em todos os setores do agronegócio”, afirma Robertson Valladão, secretário municipal de Agricultura e Interior.

“Mais do que um ponto de comercialização de produtos e tecnologias, a Feira assume a função de preparar os produtores, um caráter educativo, de formação de conhecimento para a melhoria da produtividade e renda dos produtores e suas famílias”, complementa Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro.

Atrações

Tendo como temas centrais negócios, sustentabilidade, tecnologia e inovação, a Exposul realizará uma série de atividades tanto para os que estão diretamente envolvidos no setor agro, quanto para o público em geral. Dentre elas estão palestra sobre recuperação de pastagens degradadas, workshop a respeito de bovinocultura sustentável e concurso municipal de qualidade do café.

A Exposição Agropecuária será uma atração à parte. A programação prevê concurso leiteiro, competição de hipismo e prova dos três tambores, uma modalidade competitiva em que é preciso contornar obstáculos a cavalo dentro de um circuito triangular, no menor tempo possível.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas