Procon: Dicas para economizar energia elétrica durante os dias mais quentes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Brasil tem registrado altíssimas temperaturas neste início de 2025. Em algumas casas, certos aparelhos elétricos, como ventilador, ar-condicionado e refrigeradores ficam ligados o tempo todo com o objetivo de amenizar o forte calor. Isso acaba refletindo na conta de energia.

“O valor da conta de energia está diretamente relacionado aos hábitos de consumo e à eficiência dos equipamentos utilizados, o que pode inclusive prejudicar a qualidade dos serviços prestados. Por isso, além de fiscalizar, o Procon tem a preocupação de levar orientação e ajudar o consumidor a fazer o uso consciente de energia elétrica”, destaca o coordenador do órgão de Defesa do Consumidor, em Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

O Procon reuniu algumas dicas simples que podem ser úteis para o consumidor colocar em prática em casa e também no trabalho, a fim de evitar tomar sustos quando a fatura chegar. Confira:

Eletrodomésticos
Com mais tecnologia, mais eficiência energética é agregada. Na hora de comprar eletrodomésticos, é importante priorizar aqueles que apresentam boas notas de eficiência energética, que consomem menos energia para gerar o resultado esperado. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que completou 30 anos em 8 de dezembro, concede o Selo Procel aos equipamentos mais eficientes, para orientar os consumidores no ato da compra.

Resfriamento
Aparelhos de ar-condicionado trabalham intensamente nesse período do ano. Também prefira equipamentos com boas notas de eficiência energética com o Selo Procel. É importante sempre fazer uso deste tipo de eletrodoméstico com as janelas fechadas, para conservar o ar frio dentro dos ambientes. Caso saia de casa, não deixe os aparelhos ligados.

Ar livre
Junto com o verão chegam as férias escolares. Para muitas famílias, esse é um período de aproveitar o tempo livre e fazer atividades em parques e piscinas. Em vez de ficar em casa, com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados, pode ser uma boa ideia frequentar locais públicos ventilados e ao ar livre.

Posição verão
Os chuveiros elétricos têm regulagens de intensidade. Fique atento, pois o ideal, em períodos de calor, é deixar o aparelho na posição verão, que utiliza menos potência para aquecer a água. Em um dia de calor intenso, é possível também desligar o chuveiro e tomar um banho frio, para refrescar.

Geladeiras
Bebidas geladas e sorvetes são aliadas para combater o calor. Aqui, se fazem necessários os refrigeradores e congeladores. Mas é preciso fazer bom uso desses aparelhos, dando preferência aos equipamentos com Selo Procel. Também devemos lembrar de abrir a porta da geladeira apenas quando já tiver decidido o que vai pegar e esperar os alimentos esfriarem antes de guardar são dicas valiosas. E nada de desligar geladeira e freezer durante a noite, ok?

Luz natural
Ao escolher novas cores para as paredes, é possível evitar os tons escuros. Assim, as luzes só serão ligadas depois do pôs do sol. Cortinas e persianas abertas durante o dia também maximizam a luminosidade dos ambientes. Se for comprar novas lâmpadas, prefira led, com etiqueta A!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Tudo pronto para a Corrida Rústica de Verão de Presidente Kennedy 

A 8ª edição da Corrida Rústica de Verão de Presidente Kennedy acontece neste sábado (22),