Neste período de pandemia do novo coronavírus, a suspensão das aulas presenciais evidenciou ainda mais a importância da classe do magistério na formação das crianças e adolescentes. E a dedicação em se adaptar ao formato virtual, o que majorou a carga de trabalho dos educadores, é digna de todas as honras neste dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia dos Professores.
E a data também foi lembrada por alguns candidatos a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim durante os programas eleitorais exibidos nesta quinta-feira (15).
O prefeito Victor Coelho (PSB), candidato à reeleição, emocionou professoras ao levar à elas vídeos de alunas, pelo celular, falando da saudade e declarando o amor por suas mestras. Depois, Victor pontuou o que a atual gestão já realizou na área da educação, destacando o plano de carreiras, tíquete (50%) para os DTs e prorrogação desses contratos até dezembro, e anunciou a sequência de reforma de escolas e aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos.
Diego Libardi (DEM) também gravou seu programa num cenário que lembra uma sala de aula. Priorizou em seu discurso a valorização salarial do magistério. Disse ser esse um desafio que precisava ter o processo iniciado.
A candidata a prefeita Fayda Belo (Progressistas) fez sua primeira aparição em áudio e vídeo – antes era só a imagem, ou só o áudio de fundo (off). Se o programa do Victor emocionou os professores com a fala dos alunos, Fayda proporcionou o mesmo sentimento com o próprio testemunho.
Em lágrimas, a progressista, que é de origem financeira pobre, sublinhou que só alcançou conquistas graças à existência e crença dos professores que teve. Atualmente, Fayda é advogada e participa como protagonista de eventos renomados da categoria.
Outros temas
Os demais candidatos exploraram outras temas. Renata Fiório (PSD) reforçou a apresentação familiar, profissional e na vida pública como base para gerir o município. Dr Izaias (PSDB) falou sobre a área da saúde, propondo parceria entre o município e as instituições filantrópicas para viabilizar cirurgias também durante a noite e madrugada e pôr fim à fila de espera.
Segurança foi o tema do candidato subtenente Paulo Sérgio. Ele prometeu redução de crimes; porém o pouco tempo de seu programa na Tv não permite aprofundamentos. A mesma limitação temporal acontece com o candidato Guilherme Nascimento (Psol), que convida os eleitores para lives em suas redes sociais.
Já Joana D’Arck (PT) apresentou a sua história pessoal, familiar, acadêmica, profissional e na vida pública, contada por um narrador – ela ainda não protagoniza os programas. Jonas Nogueira (PL), atual vice-prefeito, explorou a ajuda que deu à população ribeirinha durante a enchente do rio Itapemirim no início do ano.
O programa trouxe o agradecimento de uma moradora do bairro Arariguaba e imagens de Jonas de barco socorrendo moradores ilhados.