Profissionais da BRK que tiveram estágio como porta de entrada dão dicas para estudantes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
gisele

Nesta quinta-feira, dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Estagiário, uma oportunidade de aliar aprendizagem e prática que se consolidou para milhares de profissionais como porta de entrada para o mundo do trabalho. Concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK conta em seu quadro, atualmente, com 13 profissionais que começaram a sua trajetória no Programa de Estágio da empresa.

São profissionais que, após o estágio foram contratados, assumindo posições como assistentes, analistas, técnicos e supervisão em diversas áreas da empresa. Aproveitando a data, alguns deles compartilham dicas com estudantes que desejam obter êxito naquela que irá se transformar na primeira experiência profissional.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Leonardo Oliveira de Almeida, 24 anos, foi contratado pela BRK em 2019 como analista de Tecnologia da Informação durante o período do estágio. Ele atribui como fatores para a sua contratação, a dedicação, atenção e o empenho nas atividades durante o estágio. “Somam também para a contratação o interesse em buscar mais aprendizado e trazer conhecimento técnico para a área, além de fazer parte e evoluir junto com o time”, afirma Leonardo.

Após estagiar por um ano na BRK e se formar em Engenharia Civil em 2019, Grasiele Ramos Egidio Valiate, 26 anos, foi efetivada como Analista de Projetos e Controle de Obras em 2021. “Pode parecer clichê, mas a dedicação, a perseverança e a vontade em adquirir novos conhecimentos são fundamentais. Quem deseja estagiar numa empresa não precisa saber tudo, é claro, pois está ali para aprender, mas precisa estar aberto aos aprendizados repassados pelos líderes e colegas de profissão. Estar aberto a novidades, aos feedbacks e gerar valor à equipe, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.

Oportunidade para atrair e desenvolver

Supervisora de Recursos Humanos da BRK, Adriana Altoé Pigatti ressalta que os programas de estágio estão sendo aprimorados para desenvolver e destacar potencialidades. “Para a concessionária, o Programa de Estágio é uma oportunidade de atrair, desenvolver e reter pessoas, manter um ambiente mais diverso, com profissionais que possam se desenvolver e agregar valor às atividades e aos desafios crescentes do saneamento básico”, disse.

A empresa, segundo ela, busca pessoas que tenham vontade de transformar, colaborar, que se adaptam com agilidade e estão comprometidas em gerar resultados para a sociedade como um todo.

Estudante do curso de Segurança do Trabalho, Maria Eduarda de Oliveira, 21 anos, é estagiária de Segurança do Trabalho na BRK e ingressou no Programa de Estágio em dezembro de 2021. “Tenho aprendido a trabalhar em equipe, colocado em prática o que estudo e tenho me desenvolvido além do que eu pretendia. A gente precisa observar tudo, perguntar, ser proativo e demonstrar interesse em aprender e contribuir”, afirmou.

Perfil do novo estagiário

O perfil dos novos estagiários também vem chamando a atenção das empresas. “Eles estão chegando mais questionadores, curiosos e com uma capacidade tecnológica incrível, aspectos fundamentais para o setor de saneamento básico e que estão alinhados ao propósito da BRK: Transformar a vida das pessoas, levando o saneamento para muito além do básico”, destacou a supervisora de Recursos Humanos da BRK.

Adriana Altoé Pigatti ressalta, ainda, que para o sucesso na carreira profissional há muitos fatores envolvidos, sendo, um deles, o autoconhecimento. “É importante que os profissionais estimulem a própria auto-observação para conhecerem suas reações e potencialidades nos diversos cenários que possam encontrar. Além da proatividade e da autonomia, para identificar solução dos problemas, gerando resultados positivos e transformação”.

Dentro do Programa de Estágio da BRK, desenvolvido anualmente e que é divulgado no site e nas redes sociais da empresa, os estagiários têm a oportunidade de atuar com autonomia ao lado de líderes que acompanham suas atividades do dia a dia. São realizadas capacitações e curadorias de conteúdos atuais, além de workshops e desenvolvimento de um projeto aplicado ao negócio. “Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com a empresa, projetando o seu futuro e a sua carreira”, finaliza a Supervisora de Recursos Humanos da BRK.

 

Regras de ouro no estágio

– Crie conexões positivas.

– Esteja disposto a ajudar.

– Fique informado.

– Não tenha medo de errar.

– Seja proativo.

– Respeite as diferenças.

– Provoque conversas com a sua liderança.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova