Programa Formação pela Escola abre 220 vagas para cursos gratuitos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
cursos

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) ofertará 220 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na modalidade a distância.

A inscrição poderá ser realizada até sexta-feira (6), pela plataforma on-line www.fnde.gov.br/ava – instruções para o cadastro estão disponíveis no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

Serão 110 para o curso Plano de Ações Articuladas (PAR) e 110 para o curso Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As formações serão realizadas em maio e junho, com carga horária total de 60h.

As vagas serão destinadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, profissionais da educação e, também, para cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Os cursos

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): O curso engloba questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil. Apresenta o papel do nutricionista e as responsabilidades em relação à conservação dos alimentos, fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar. Lida com as formas de gestão, o repasse de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios. Além de abordar a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social como a necessidade de denunciar irregularidades por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova