Projeto cultural reforça identidade de grupos de caxambu do sul capixaba

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A partir de hoje tem início o projeto “Roda do Mês”, que já existe há alguns anos de forma presencial, mas este ano ganha sua versão online. Trata-se de um projeto de educação patrimonial em que antigas mestras caxambuzeiras do quilombo de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, transmitem seus conhecimentos para as novas gerações, sempre acompanhadas do toque dos tambores do Caxambu Santa Cruz.

A roda é um dos principais elementos lúdicos presente nas mais diversas manifestações culturais brasileiras, entre elas o caxambu. Eram nas rodas que os antigos passavam seus conhecimentos para as novas gerações, e é exatamente esse o objetivo do projeto “Roda do Mês”, que já acontece há seis anos em Monte Alegre.

Com a pandemia e a impossibilidade de os membros do grupo reunirem-se presencialmente, o projeto ganha este ano uma edição digital. Trata-se do lançamento de 8 vídeos que reúnem os depoimentos de mestres e mestras caxambuzeiros e jongueiros do sul do Espírito Santo. Participaram os integrantes dos grupos de caxambu Santa Cruz, Alegria de Viver e Velha Rita, de Cachoeiro; Família Rosa, de Muqui; Horizonte, de Alegre; e dos jongos Mestre Bento, de Itapemirim, e Cacimbinha e Boa Esperança, de Presidente Kennedy. Todas as entrevistas estão disponíveis a partir de hoje, no canal do YouTube da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, sempre às 19h (todos os dias um vídeo será disponibilizado na plataforma, até 17 de dezembro).

Mestres e mestras contam sobre o que é ser caxambuzeiro e jongueiro em suas comunidades e sobre seu compromisso e sua alegria em manterem essa tradição brasileira secular, mas também falam sobre o preconceito racial e religioso a que são submetidos na sociedade atual. “São vídeos simples, de pessoas simples que contam suas histórias de vida”, comenta Genildo Coelho Hautequestt Filho, um dos organizadores.

“Roda do Mês” tem o apoio institucional da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Cachoeiro de Itapemirim e o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Funcultura (Edital 22/2019).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas