Para facilitar o entendimento dos clientes em relação ao funcionamento dos hidrômetros, a BRK iniciou o projeto “Conheça seu Hidrômetro”, com a instalação de modelos dos equipamentos de medição utilizados pela concessionária no atendimento ao público da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo da iniciativa é sanar dúvidas sobre como o hidrômetro registra o volume de água, demonstrando, em tempo real, como ocorre essa medição.
“Alguns clientes nos procuram com dúvidas sobre como é feita a leitura, como fazer o teste de vazamento, ou mesmo sobre o motivo das trocas periódicas dos hidrômetros. Nosso objetivo é facilitar esse entendimento, demonstrando na prática como isso ocorre, e, assim, deixar nossos clientes mais informados e satisfeitos com o atendimento”, afirma o encarregado comercial da BRK em Cachoeiro, Douglas Felipe Costa Gonçalves.
O profissional ressalta que três modelos de aparelhos utilizados atualmente em Cachoeiro de Itapemirim foram disponibilizados no atendimento ao público, sendo possível observar como os medidores se comportam e como o cliente pode acompanhar o seu consumo interno.
“Podemos explicar e apresentar, de forma simples, as principais diferenças entre os equipamentos e suas tecnologias de medição, classe metrológica e a vida útil dos medidores, mostrando as particularidades de cada equipamento”, completa Douglas Gonçalves.
O aparelho de hidrômetro registra, com precisão, o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento. Além de ser fundamental para que os clientes controlem o volume de água que utilizam, mantendo hábitos de consumo conscientes, o equipamento tem uma importante função social, uma vez que, a partir das medições, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.
Substituição do aparelho deve ser periódica
Por meio da leitura do hidrômetro, é possível acompanhar o padrão de consumo mensal de água de uma residência, auxiliando o morador a manter as contas sob controle, e facilitando a identificação de vazamentos que gerem alterações significativas na média de consumo. Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do aparelho a cada cinco anos, aproximadamente, em razão do tempo de vida útil.
A troca do hidrômetro é gratuita e não ocasiona maior consumo de água no imóvel. No entanto, pode ocorrer uma variação de consumo devido a melhor precisão dos novos equipamentos ou em função de vazamentos nas instalações hidráulicas internas da residência.
Douglas Gonçalves explica que a substituição dos aparelhos que já atingiram o tempo de vida útil é realizada anualmente pela concessionária, como forma de manter a precisão das medições. A troca também ocorre caso o aparelho apresente mau funcionamento e/ou problemas na medição, a partir de critérios técnicos de avaliação da concessionária.
“De março a outubro deste ano, serão cerca de 5.500 hidrômetros substituídos em Cachoeiro de Itapemirim. Essa renovação é importante para que os clientes tenham o controle do seu consumo e uma cobrança justa. É importante frisar que o morador também é responsável pela conservação do equipamento e pode comunicar à BRK, qualquer anormalidade que indique a necessidade de substituição do aparelho”, completa Douglas Gonçalves.
Para mais informações sobre o funcionamento dos hidrômetros ou sobre como fazer a leitura do aparelho, a BRK disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001, com atendimento 24 horas, em todos os dias da semana.