Projeto reduz distância para transporte escolar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
transporte escolar

Em vigor há seis anos, o Programa Estadual do Transporte Escolar, instituído Lei 9.999/2013, atende somente os alunos que residem a uma distância igual ou maior do que três quilômetros da escola ou da linha tronco. Para o deputado Adilson Espindula (PTB), essa norma excluiu um grande número de alunos, que se sentem desestimulados, obrigados a caminhar por até seis quilômetros diariamente – contando ida e volta – por não terem direito ao transporte escolar gratuito.

Por isso, o parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 365/2019, que altera o programa para beneficiar alunos que residam a uma distância igual ou superior a um quilômetro da escola ou da linha tronco.

“É preciso pensar que crianças que ingressam no primeiro ano do ensino fundamental, com 6 ou 7 anos de idade, sujeitam-se a caminhadas longas, chegando à escola já cansadas e, pior, mentalmente abaladas e desestimuladas, ante a exclusão do direito ao transporte escolar”, justifica o deputado.

A matéria acrescenta um artigo na lei atual, diminuindo a distância para um quilômetro, salvo se não houver acesso por estrada, compatível com o veículo do transporte escolar, ou situações em que forem identificadas áreas de vulnerabilidade e risco de vida.

O projeto foi lido em plenário e devolvido ao autor, sob argumento de que fere a Constituição Estadual, já que a iniciativa de lei nesse caso seria uma prerrogativa do governador. No entanto, o parlamentar recorreu ao Plenário. A Comissão de Justiça vai elaborar parecer sobre a constitucionalidade da proposta, a ser levado para análise do Plenário, a quem caberá decidir se o projeto será arquivado ou continuará tramitando.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova