Após anunciar o projeto que torna toda a área da Ilha da Luz em Parque Urbano, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apresentou matéria, que está na pauta da sessão de terça-feira (11) da Câmara Municipal, para ser responsabilizada pela preservação, manutenção e investimentos na Ilha do Meirelles, no bairro Elpídio Volpini.
De acordo com a administração, a ilha é uma Estação de Proteção e Educação Ambiental. Porém, o local, doado ao município por Newton Meirelles via Escritura Pública de Doação de Direitos de Posse Gratuita em 1988, está abandonado há anos.
O projeto de lei, de autoria do governo, regulamenta o uso daquele ambiente, criando responsabilidades ao município; inclusive, sob pena de anulação da doação. “Este projeto visa garantir que as futuras administrações e seus gestores atuem em prol das finalidades pela qual foi doada a área, em especial para a educação ambiental de crianças e estudantes de nossa região, impedindo assim que se caia no risco de abandono no amanhã”, justificou o prefeito Victor Coelho (PSB).
Conforme o projeto, a prefeitura “deverá zelar pela manutenção do espaço, edificações, equipamentos e ponte de acesso; pela preservação ambiental permanente de sua fauna e flora, a sua recuperação, além de exercer a vigilância e fiscalização do local”.
Além disso, o executivo fica “autorizado a celebrar convênios, firmar termos de cooperação técnica e parcerias com organizações da sociedade civil, com vistas a utilizar o espaço para a educação de crianças, adolescentes e jovens na defesa do meio ambiente, além de despertar o amor pela natureza e, ainda, para a implantação e manutenção de Estação Ambiental voltada para as experiências científicas e novas dinâmicas destinadas à recuperação e manutenção da biodiversidade do local”.
Comunidades
Também consta na regulamentação, a contemplação de “ações de natureza sócio-educacional voltadas para o atendimento das comunidades do entorno da Ilha, valorizando seus habitantes, principalmente, crianças, jovens e idosos”.
Animais
A prefeitura fica incumbida de manter a fauna local, “podendo ainda introduzir outros animais dessa mesma fauna sob orientações técnicas, com vistas a otimizar o equilíbrio ecológico e enriquecer a experiência de visitação. “O projeto dá responsabilidades ao município quanto à correta preservação e manutenção da Ilha dos Meirelles”, disse o prefeito.