O advento da pandemia do novo coronavírus potencializou a presença das crianças às telas dos celulares. E enquanto recebem o conteúdo passivamente, deixam de praticar outras habilidades importantes. E os moradores do bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, já perceberam que para promover um distanciamento entre os menores e os celulares é preciso um bom repertório de brincadeiras ‘offline’.
A moradora Rosemere Andrade Nicácio Silva, mais conhecida como Tia Rosinha do bairro Rubem Braga, começou a reunir as crianças debaixo de sua casa, na rua Rubens Rangel, para se divertirem com as brincadeiras que fizeram parte de muitas gerações: pique-pega, pique-esconde, futebol, entre outras.
O projeto foi aderindo voluntários e ganhou corpo, a ponto de precisar de espaço mais amplo para reunir a criançada. Atualmente, cerca de 40 crianças deixam o celular de lado para pingar de suor de tanto brincar no campinho do bairro.
De acordo com o líder comunitário Rogério Gomes, conhecido como Rogerinho, que colabora com o evento, as brincadeiras acontecem de 15 em 15 dias. “O projeto se resume em trazer as crianças para o campinho e resgatar as brincadeiras de criança, proporcionando inteiração entre elas e até com os seus pais”.
Leitura
Todos do bairro terão a oportunidade de participar do evento voltado para a leitura promovido pelo morador Valci Marques. A ação literária, intitulada ‘Leitura e Cultura: Luz do Village’, acontecerá neste sábado (31), às 9h, na igreja São Cristóvão, no bairro Rubem Braga.