Proposta cria novo roteiro nas montanhas capixabas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Criar o Circuito Turístico de Panelas, situado no distrito de Santa Isabel, município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 288/2023, apresentado na Assembleia Legislativa (Ales) pela deputada Raquel Lessa (PP).

Conforme destaca a parlamentar, a região de montanhas do Estado é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, agricultura e atividades de turismo e ecoturismo. Ela acredita que o estabelecimento do circuito pode ajudar na divulgação, implementação de políticas públicas, aumento de infraestrutura e na geração de emprego e renda para os moradores.

Raquel cita que a cidade já tem inúmeros circuitos turísticos consagrados, como os do Chapéu, Galo, Cicloturismo, Paraju e Vale da Estação, e que a localidade de Panelas é igualmente reconhecida como as demais por conta de suas belezas naturais, paisagens e pousadas, ficando distante 5 quilômetros do centro de Domingos Martins.

“O circuito é uma reivindicação da comunidade local, que quer ter reconhecida a região de Panelas como mais um polo de turismo. Ele vai da saída da sede do município até a região rural de Panelas. No trecho existem pousadas, restaurantes, bares e produtores rurais. Há, ainda, a barragem de Panelas, que abriga a São Pedro Energia S.A., no Rio Jucu braço norte”, diz na justificativa da proposta.

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Tramitação

A matéria foi lida no Expediente para simples despacho da sessão ordinária do dia 5 de abril e encaminhada para as comissões de Justiça, Turismo, Cultura e Finanças.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas