Com o intuito em oferecer maior sensação de segurança para a população, a prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial, encerra o ano inaugurando, oficialmente, a nova Central Integrada de Videomonitoramento. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (26), no Edifício Itamaraty, em Cidade Nova.
A Central Integrada de Videomonitoramento 24 horas conta com 40 câmeras em pontos estratégicos da zona urbana e nos bairros de Marataízes. A partir de fevereiro, o serviço será estendido para a zona rural.
De acordo o secretário de Defesa Social, Anderson Gouveia, os aparelhos instalados são de última geração, com capacidade 360º, trabalhando no modo aleatório e manual. “Vivemos um momento ímpar para o nosso município. Estamos investindo em tecnologia de primeiro mundo, zelando pela segurança pública de Marataízes. Todo o sistema de videomonitoramento é o mesmo utilizado nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo”, ressalta.
A empresa contratada para a prestação deste serviço é a Start ID, que é a responsável pela instalação, manutenção das câmeras e o treinamento dos operadores da Central de Videomonitoramento. Conforme o secretário, as câmeras não poderão ficar por mais de 20 minutos inoperantes.
O serviço, além de apoiar a Polícia Militar no combate ao crime de forma integrada e organizada, visa agir de forma preventiva, otimizando recursos e multiplicando o atendimento à população, reduzindo os índices de criminalidade e trazendo maior sensação de segurança à população e aos turistas que frequentam o balneário na alta temporada.
Segundo o prefeito Tininho Batista, mesmo com as dificuldades financeiras, o investimento na segurança é uma das prioridades da atual administração.
“Sempre pautei nossa administração priorizando a educação, saúde, segurança e social. Temos que trabalhar esse quadripé social, ao mesmo tempo. Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Defesa Social, em particular o secretário Anderson Gouveia, que vem desempenhando um trabalho sério e incansável em prol da segurança pública de Marataízes. A partir de hoje, recebemos esse reforço na segurança, que inibirá o crime e trará maior segurança para nossa população e para o nosso comércio que vem sofrendo com a criminalidade”.
Presença
Além do prefeito, o evento contou com a presença do secretário de Defesa Social, Anderson Gouveia; do comandante da 9ª Cia da PM, major Costa Júnior; dos delegados Renato Barcelos Perim (Marataízes) e Djalma Lemos (Itapemirim); presidente da CDL, Cidauro Mesquita Borguignon; sócio proprietário da empresa Start ID, Renato Chulam; representantes dos Correios de Marataízes; vereadores; demais secretários municipais e moradores.