O aumento de casos de coronavírus em Cachoeiro de Itapemirim – há 64 confirmados hoje (15) – tem relação direta com a reabertura do comércio, que iniciou há 14 dias. A afirmação é da secretária de Saúde, Luciara Botelho, que reforçou que já havia essa expectativa por parte da prefeitura.
“Tivemos aumento (dos casos) com a flexibilização do comércio no Dia das Mães, quando percebemos o acréscimo. E já estávamos esperando esse aumento com a reabertura”, disse com exclusividade ao Em Off Notícias.
Segundo ela, a majoração dos casos para Covid-19 não tem ligação com o aumento dos testes, uma vez que esses são realizados dentro da normalidade.
“Teste nunca faltou. Temos números suficientes, pois seguimos o protocolo de testagem: ou faz o teste rápido, dependendo do tempo dos sintomas; ou a coleta de Swab. Cachoeiro não tem esse problema”.
Luciara reforçou a associação entre o aumento de casos de coronavírus e a reabertura do comércio pela existência da transmissão comunitária. “A gente pega pelo registro: todos são relacionados. A gente já esperava isso”, afirmou.
No entanto, a flexibilização do decreto que rege o funcionamento do comércio permanece. A última alteração aconteceu nesta sexta-feira (15) e começa a valer na segunda (18). Essa pode ser lida no link abaixo:
Mudanças nas regras para estabelecimentos de alimentação a partir de segunda-feira (18)