Garantia do exame de cariótipo, por parte dos hospitais e maternidades, em recém-nascidos que apresentarem sinais cardinais indicativos da síndrome de down. Isso é o que propõe o vereador de Cachoeiro de Itapemirim, Wallace Marvilla (PP) em seu primeiro projeto de lei protocolizado em 2020. O legislativo municipal se encontra em recesso até o dia 2 de fevereiro.
O exame de cariótipo analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula, normalmente formada por 23 pares de cromossomos.
De acordo com o vereador, a síndrome de down é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.
“Assim, um diagnóstico precoce somente traz benefícios à criança, tanto no desenvolvimento como no cuidado adequado, pois a síndrome e responsável, por exemplo, por doenças cárdias (criança 80 vezes mais propensa a nascer com alterações na anatomia do coração – cardiopatia congênita) e sanguíneas (a leucemia é 18 vezes mais comum em crianças com síndrome de down)”, justifica.