Recém-nascido com síndrome de down pode ter exame gratuito

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Garantia do exame de cariótipo, por parte dos hospitais e maternidades, em recém-nascidos que apresentarem sinais cardinais indicativos da síndrome de down. Isso é o que propõe o vereador de Cachoeiro de Itapemirim, Wallace Marvilla (PP) em seu primeiro projeto de lei protocolizado em 2020. O legislativo municipal se encontra em recesso até o dia 2 de fevereiro.

O exame de cariótipo analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula, normalmente formada por 23 pares de cromossomos.

De acordo com o vereador, a síndrome de down é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

“Assim, um diagnóstico precoce somente traz benefícios à criança, tanto no desenvolvimento como no cuidado adequado, pois a síndrome e responsável, por exemplo, por doenças cárdias (criança 80 vezes mais propensa a nascer com alterações na anatomia do coração – cardiopatia congênita) e sanguíneas (a leucemia é 18 vezes mais comum em crianças com síndrome de down)”, justifica.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas