Os números referentes aos resultados do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) de janeiro a novembro de 2020 mostram resultados positivos. O lucro líquido da instituição alcançou o valor de R$ 32,6 milhões no período. Com o resultado positivo, o patrimônio líquido do Bandes alcançou R$ 269 milhões, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2019.
Comparativamente, o lucro líquido apresentado pelo banco é 276,6% superior ao previsto pela instituição em seu orçamento.
O desempenho do Bandes em 2020 representa uma reversão de desempenho frente ao exercício anterior, quando o banco apresentou déficit em seu balanço patrimonial, após a opção pela reclassificação de operações da carteira de crédito em níveis de risco adequados.
O resultado apurado demonstra aumento tanto no lucro e do patrimônio líquido da instituição quanto no montante de financiamentos liberados para as empresas capixabas. O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, destaca que os bons números são resultado do reposicionamento da instituição no mercado, da mudança na estrutura administrativa e da atualização de produtos e serviços oferecidos aos empresários capixabas.
“Este resultado vem de um processo de reestruturação interna da instituição, que abrange desde a atualização de seu planejamento estratégico, revisão de portfólio de produtos e serviços até a reformulação de seu modelo comercial, com a criação de uma diretoria de Negócios. O banco trabalha com o objetivo de ampliar os produtos e serviços oferecidos aos empreendedores do Espírito Santo e vem apostando no fortalecimento e na atração de investimentos estratégicos por meio de financiamentos, no investimento em inovação e na indústria, no financiamento a municípios, na busca de novas fontes para financiar projetos do Estado”, explica.
Investimento liberado
O investimento total liberado pelo Bandes, ou seja, os financiamentos para empresas de todos os portes, sobretudo empresas de médio e grande porte, alcançou o valor de R$ 816,65 milhões. O valor liberado pelo banco traduz-se também em diversificação de fontes de recursos e de público atendido.
“O aumento no valor de recursos liberados pela instituição caminha junto com a melhora na qualidade de processos. O banco está mais presente, mais inserido e alinhado às necessidades do mercado e comprometido em se modernizar, trabalhando para fazer crédito de qualidade, ampliando o acesso às linhas para negócios prioritários e que impactem na promoção de emprego e renda, de uma maneira articulada”, acrescenta o diretor-presidente.
Desde março, o banco vem oferecendo ao cliente canais de atendimento on-line para responder dúvidas e demandas sobre suas linhas de financiamento. As medidas têm foco em aumentar a agilidade no atendimento e contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros.