Revolta: comunidade faz obra e prefeitura quer inaugurar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
amaral

O anúncio da prefeitura de evento para entregar a revitalização de uma quadra no bairro Amaral, em Cachoeiro de Itapemirim, caiu como uma ‘bomba’ entre os moradores. Isso porque a comunidade alega que todos os custos da obra saíram do ‘bolso’ da associação de moradores, que tivera apoio ínfimo do poder público.

A administração informou cerimônias atreladas à conclusão de reformas de quatro espaços públicos, entre elas a quadra do bairro Amaral, que é a primeira contemplada. O acontecimento está marcado para quarta-feira (2), às 19h.

“Acompanhei, também como morador do bairro, todo o trabalho da associação e, agora, ‘esse pessoal’ quer subir no ‘palanque’ para aparecer”, disse o presidente licenciado da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci), Ronaldo Xavier.

Ele também se mostrou revoltado pelo fato de a prefeitura publicar o intento do evento em seu sítio eletrônico (site), agregado ao objetivo de favorecer a cidade com esporte e lazer, sem citar, “sequer”, a participação exclusiva da associação de moradores na arrecadação e aplicação de recursos para aquisição de materiais e demais insumos necessários.

“É um absurdo e uma falta de respeito do governo com a comunidade”, pontuou Ronaldo.

 

“Se divulgar que foram eles, vamos para a porta da prefeitura”

A Associação de Moradores do Village da Luz já comprou tintas para pintura da quadra do bairro e articula parcerias para a troca do alambrado e conserto das calhas do telhado, que já oferece riscos.

“Sentimos um abandono da gestão pública municipal, pois não nos atende em nada. Já enviamos ofício solicitando os reparos na quadra, conversamos com a secretária de Esportes e não tivemos nenhum retorno”, conta o presidente da associação Jackson Borel.

A pintura da quadra pelos moradores deve iniciar nesta semana. “Se eles (prefeitura) propagarem que fizeram, vamos para a porta da prefeitura. Não aceitaremos”, avisou Jackson, pegando como parâmetro o caso do bairro Amaral.

Boa Vista

Ocorrência semelhante há no bairro Boa Vista. Por lá, a prefeitura teria disponibilizado a mão de obra; porém o dinheiro empregado na compra dos materiais tem como origem o caixa da associação de moradores e da escola.

“Pedimos para que fosse feita a troca de lâmpadas desde o início do ano e, até agora, nada. Não fomos atendidos em nenhum pedido”, disse Flávio Ramos, que preside a associação.

 

 

Prefeitura diz que divulgou parceria com as associações 

A assessoria de Comunicação da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que a parceria com as associações de moradores na reforma dos espaços públicos foi divulgada no site do governo.

“”Para que as atividades de esporte e de lazer sejam realizadas de maneira adequada, é necessário que os espaços ofereçam boas condições. Por isso, estamos realizando essas intervenções, que além do apoio de outras secretarias municipais, contam também com a colaboração de associações de moradores e da iniciativa privada”, destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira”, recortou a assessoria.

Também foi reforçado que a equipe da pasta de Esportes realiza, antes das intervenções serem feitas, “um amplo trabalho de avaliação das necessidades de cada local”.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova