O governador Paulo Hartung fez, na manhã desta quinta-feira (03), o repasse de R$ 1,9 milhão ao município de Rio Novo do Sul, para obras de construção e reposição de contenções de encostas, afetadas durante as fortes chuvas no mês de março. A formalização do repasse ocorreu no Teatro Municipal de Rio Novo.
“Hoje realizamos um encontro de trabalho tocado pela emoção. A cidade foi desafiada por um acidente natural e reagiu. A população levantou para agir com a camisa da solidariedade e percebeu que não estava sozinha. Os municípios vizinhos e o Governo do Estado acolheram e, juntos, enfrentamos os desafios. Tivemos perdas materiais, mas, graças a Deus, não tivemos perdas de vidas humanas. Esse recurso que estamos destinando é do povo capixaba e já está na conta do fundo municipal para a Prefeitura poder contratar e executar a obra”, explicou o governador Paulo Hartung.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel D’Isep, a transação foi viabilizada a partir do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar, ao fundo da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal. As obras têm como objetivo proteger moradores de áreas de risco da cidade.
“Desde o dia 17 de março, data em que ocorreu a forte chuva, o Governo do Estado está presente em Rio Novo do Sul. Foram mais de 150 mm de água em um curto espaço de tempo. Contamos com o apoio de várias Secretarias de Estado, municípios vizinhos e a equipe municipal. Essa integração que tem proporcionado sucesso no controle da situação. Fomos ágeis na parte burocrática e hoje estamos formalizando o repasse de um recurso”, enfatizou o coronel Cerqueira, coordenador Estadual da Defesa Civil.
O prefeito Tiago Fiori enfatizou a atenção do Governo do Estado, durante um momento sensível para todos os moradores da cidade. “Isso faz toda a diferença. Saber que temos ajuda, proteção e atenção do executivo estadual nos tranquiliza. Estamos dando mais um passo para garantir a tranquilidade de duas comunidades”, garantiu.
O repasse, possível devido ao superávit Estadual no primeiro quadrimestre, foi feito após solicitação da administração municipal. O projeto das obras foi desenvolvido pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e já entregue ao município.
Além do governador Paulo Hartung e do prefeito Tiago Fiori, também participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D’Isep; o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cerqueira; o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, dentre outras autoridades.