‘Rosa dos Ventos’ e ‘Novo Ciclo’ fortalecem políticas públicas para as mulheres

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Agora, só depende da aprovação da Câmara Municipal. Dois projetos de lei, que fortalecem as políticas públicas destinadas às mulheres, foram assinados na noite desta quarta-feira (30) durante evento no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI).

Um dos projetos é o ‘Rosa dos Ventos’, que tem como missão principal fornecer auxílio de aluguel temporário para mulheres vítimas de violência doméstica, que, devido a condições de extrema vulnerabilidade, não têm condições de permanecer ou retornar aos seus lares.

Além disso, será proporcionado, às beneficiárias, um curso profissionalizante com o intuito de promover sua reintegração no mercado de trabalho durante os seus meses de duração do auxílio.

 

 

O segundo projeto de lei é o ‘Novo Ciclo’, que visa implementar políticas de conscientização e combate à pobreza menstrual, focando, principalmente, em estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Toda mulher tem o direito de viver longe da violência. O Rosa dos Ventos vai oportunizar para uma nova vida”, disse Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro.

 

 

Depressão

“Para quem não recebe R$ 1 mil, R$ 20 é muita coisa”, disse Fayda, referindo-se à dificuldade de famílias adquirirem absorventes para suas filhas. Segundo ela, muitas meninas deixam de ir à escola em período menstrual, algo que também atinge a autoestima.

“Quando usa pano, ou outro item, gera doença. Na escola, resulta na evasão, atinge a autoestima e pode desaguar na depressão”.

O prefeito Victor Coelho reforçou a importância das políticas públicas para as mulheres.

 

 

“Inauguramos, recentemente, a Casa Rosa, que é especializada na saúde da mulher. Metade do nosso secretariado é formada por mulheres, devido, principalmente, às suas competências”, disse Victor, que assinou esses dois projetos de lei inéditos no Espírito Santo.

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas