A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim retorna do recesso parlamentar nesta terça-feira (2) e já nesta primeira sessão haverá a eleição para a nova mesa diretora.
Todas as articulações, até então, foram feitas sem muito alarde. No entanto, os olhos atentos do Em Off Notícias junto aos bastidores do legislativo municipal já identificaram o que pode ser resultado final do pleito.
Ao que tudo indica, o atual presidente, vereador Braz Zagotto (Podemos), pode ser reconduzido à função. Vereador com experiência de seis mandatos (e uma suplência, na qual ele foi diplomado) e com a condução frente à Casa de Leis aprovada pela maioria dos edis, é muito possível que ele consiga o apoio de, no mínimo, 14 pares – pelo levantamento feito por este editorialista.
Em atividade na vida pública desde 1996, Zagotto experimentou os altos e baixos e, assim como no fogo é forjado o aço, aprendeu a arte da política com centenas de representantes populares, das mais variadas correntes ideológicas, que por ali passaram nesse período. Não é por menos que ele agregou reeleitos e novatos na sua primeira eleição para a presidência, podendo repetir o feito nesta terça.
Há também de se registrar, no que tange à gestão, que posicionou a Câmara no primeiro lugar entre os municípios capixabas e a 13ª em todo o país – com dados também da prefeitura; ambos de 2021 – no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2022, publicado pelo Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia. O índice do município foi de 99,1% de acertos.
A votação para a composição da nova mesa diretora ocorrerá após a votação das proposituras que estiverem na pauta do dia. Além da presidência, também serão eleitos o vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. E ainda estarão sob votação a chefia da Corregedoria, Ouvidoria Legislativa, Ouvidoria Racial e Ouvidoria da Mulher.