Nesta terça-feira, dia 15 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Conservação do Solo. Instituída em 1989, a data tem o objetivo de promover e destacar a importância das várias práticas de cuidado na preservação do solo nos municípios brasileiros. Ações de reflorestamento que auxiliam na recuperação de áreas degradadas e proteção das bacias hidrográficas, descarte e coleta adequada de resíduos para evitar a poluição e serviços de saneamento estão entre as boas práticas. Em Cachoeiro, a coleta e o tratamento de esgoto impedem todos os dias que, em média, mais de 23 milhões de litros de esgoto poluam o solo, córregos e rio da cidade.
Os serviços de esgoto, prestados no município pela BRK, posicionam Cachoeiro em destaque no cenário do saneamento brasileiro. Enquanto outras cidades capixabas e regiões do país ainda enfrentam desafios significativos nessa área, a empresa garante que já atende às metas de universalização do Marco Legal do Saneamento.
Antes da universalização do sistema de esgotamento sanitário, grande parte do esgoto de Cachoeiro de Itapemirim era despejado diretamente nos corpos d’água, causando sérios problemas ambientais, com impacto e prejuízos ao solo, e de saúde pública.
“O esgoto é coletado e tratado com alto nível de eficiência, tendo o apoio de 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) localizadas na sede e nos distritos”, explica Claudio Sobrinho, gerente de operações da concessionária.
A relação entre saneamento e o solo é bastante estreita, pois a falta de saneamento pode contaminar o solo e a água, impactando a qualidade dos rios e o meio ambiente.
“Os percentuais alcançados por Cachoeiro de Itapemirim em relação à coleta e ao tratamento de esgoto representam conquistas significativas e ressaltam a importância dos investimentos em saneamento para garantir a saúde pública e a preservação ambiental. Cachoeiro é exemplo de que é possível avançar. Sabe-se que o saneamento tem um impacto positivo na saúde, na qualidade de vida e no bem-estar da nossa população e, nesta data, dedicada à conservação do solo também lembramos da importância desses serviços para a conservação da biodiversidade”, afirma Sobrinho.