Apesar das campanhas nacionais anuais do Maio Amarelo, a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim identifica aumento no número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito em relação a 2020. O hospital é referência neste tipo de atendimento.
Para se ter uma ideia, nos últimos quatro meses deste ano foram registrados, em média, 190 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes com carro ou moto.
O número é maior que o registrado no ano passado, quando foram contabilizados 167 acidentados por mês.
Um desses pacientes é o Amarildo Ozer, de 29 anos. A moto em que estava se chocou com um carro na rodovia do Frade quando seguia para o trabalho. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa.
“Tive que passar por quatro cirurgias e ainda preciso fazer mais uma. Foi Deus que me livrou e nem sei se quero andar de moto novamente”, contou.
A médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Natália Viana, explica que, apesar da pandemia e da necessidade do isolamento social, os números aumentaram e são preocupantes.
Ela explicou que muitos dos acidentes poderiam ter sido evitados se motoristas fossem mais prudentes ao volante.
“99% dos acidentes que a gente recebe aqui é imprudência. Ou da própria vítima ou de terceiros. Então é importante a gente salientar que embora a gente esteja preparado para receber esse pacientes, o ideal é que eles não precisem chegar até nós”, destacou.
A doutora fez um alerta para que motoristas tenham mais cuidado quando estiverem dirigindo seus veículos. “Carro e moto não é brincadeira. Mata mesmo, deixa sequelas e deixa muito tempo internado. Tem que ter juízo e responsabilidade do trânsito”, frisou.