Santa Casa nega mortes durante ‘apagão’, mas informações são conflitantes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Santa Casa1

Duas mortes de pacientes testados positivos para a Covid-19 ontem (27) não ocorreram durante a falta de energia, garante a Santa Casa Cachoeiro. No entanto, as informações repassadas pela instituição não dão solidez à própria afirmação. O hospital sofreu instabilidade elétrica e o gerador, mesmo acionado, não funcionou por seu painel de controle não seguir os comandos automáticos. O ‘apagão’ durou cerca de três horas e meia no período vespertino.

“Os óbitos ocorreram quando a energia já estava restabelecida”, informou a Santa Casa através de nota, cuja única resposta também foi enviada para a pergunta da reportagem se a falta de energia tivera influência nos óbitos.

No boletim do hospital de ontem (27), constavam quatro altas e duas mortes na noite de terça-feira (26). Já a nota enviada ao Em Off Notícias, a explicação é de que o informativo de ontem (27) “compreende as últimas 24h horas de 25 a 26/05 até às 17h”, o que contraria o registro dos dois óbitos noturnos da terça.

Já quanto ao boletim desta quinta (28) – que traz quatro mortes -, segundo a assessoria do hospital via whatsapp, “a contagem inicia às 17h de 27/05 até 17h de hoje (28)”.

Neste caso, ficaria sem registro o período entre depois das 17h do dia 26 até às 16h59 do dia 27 – coincidentemente, abrangendo o tempo que durou o problema da falta de energia elétrica – entre 13h e 16h30 do dia 27.

A reportagem perguntou sobre a contradição das informações para saber se as duas mortes foram na noite de terça (26) ou ontem (27); o hospital respondeu que são casos distintos.

Segue abaixo a nota oficial da Santa Casa sobre a falta de energia:

NOTA OFICIAL

“A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim informa que na tarde da última quarta-feira (27) sofreu uma instabilidade elétrica que deixou o hospital sem energia aproximadamente entre 14 e 17 horas.

Após a queda de energia, o gerador foi acionado, mas seu painel de controle não seguiu os comandos automáticos do equipamento. Técnicos da empresa responsável pela manutenção do aparelho estão no hospital e fazem testes para apurar os motivos e certificar que tal evento não mais ocorra na Unidade.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro informa ainda que diante da circunstância mobilizou toda sua equipe de Assistência Médica para garantir a integridade dos seus pacientes. Destaca ainda que fez todos os esforços para que não houvesse comprometimento nos seus tratamentos e três pacientes foram transferidos para outro hospital da região.

Sobre os dois óbitos do dia 27 de maio, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro explica que eram pacientes com Covid-19 em estado grave. Diante dessas lamentáveis perdas se solidariza com amigos e familiares.

Por fim, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro agradece o apoio e a solidariedade recebidos do Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Unimed Sul Capixaba e a Secretaria de Estado da Saúde, além do Corpo Clínico, membros do Conselho Deliberativo e todos seus funcionários que de alguma forma tiveram importante colaboração para resolver a situação da melhor forma possível.

Nesse momento, onde o que mais importa é sempre a vida, nós conseguimos mostrar que estaremos sempre unidos em benefício da população do Sul do Estado”.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova