Duas mortes de pacientes testados positivos para a Covid-19 ontem (27) não ocorreram durante a falta de energia, garante a Santa Casa Cachoeiro. No entanto, as informações repassadas pela instituição não dão solidez à própria afirmação. O hospital sofreu instabilidade elétrica e o gerador, mesmo acionado, não funcionou por seu painel de controle não seguir os comandos automáticos. O ‘apagão’ durou cerca de três horas e meia no período vespertino.
“Os óbitos ocorreram quando a energia já estava restabelecida”, informou a Santa Casa através de nota, cuja única resposta também foi enviada para a pergunta da reportagem se a falta de energia tivera influência nos óbitos.
No boletim do hospital de ontem (27), constavam quatro altas e duas mortes na noite de terça-feira (26). Já a nota enviada ao Em Off Notícias, a explicação é de que o informativo de ontem (27) “compreende as últimas 24h horas de 25 a 26/05 até às 17h”, o que contraria o registro dos dois óbitos noturnos da terça.
Já quanto ao boletim desta quinta (28) – que traz quatro mortes -, segundo a assessoria do hospital via whatsapp, “a contagem inicia às 17h de 27/05 até 17h de hoje (28)”.
Neste caso, ficaria sem registro o período entre depois das 17h do dia 26 até às 16h59 do dia 27 – coincidentemente, abrangendo o tempo que durou o problema da falta de energia elétrica – entre 13h e 16h30 do dia 27.
A reportagem perguntou sobre a contradição das informações para saber se as duas mortes foram na noite de terça (26) ou ontem (27); o hospital respondeu que são casos distintos.
Segue abaixo a nota oficial da Santa Casa sobre a falta de energia:
NOTA OFICIAL
“A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim informa que na tarde da última quarta-feira (27) sofreu uma instabilidade elétrica que deixou o hospital sem energia aproximadamente entre 14 e 17 horas.
Após a queda de energia, o gerador foi acionado, mas seu painel de controle não seguiu os comandos automáticos do equipamento. Técnicos da empresa responsável pela manutenção do aparelho estão no hospital e fazem testes para apurar os motivos e certificar que tal evento não mais ocorra na Unidade.
A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro informa ainda que diante da circunstância mobilizou toda sua equipe de Assistência Médica para garantir a integridade dos seus pacientes. Destaca ainda que fez todos os esforços para que não houvesse comprometimento nos seus tratamentos e três pacientes foram transferidos para outro hospital da região.
Sobre os dois óbitos do dia 27 de maio, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro explica que eram pacientes com Covid-19 em estado grave. Diante dessas lamentáveis perdas se solidariza com amigos e familiares.
Por fim, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro agradece o apoio e a solidariedade recebidos do Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Unimed Sul Capixaba e a Secretaria de Estado da Saúde, além do Corpo Clínico, membros do Conselho Deliberativo e todos seus funcionários que de alguma forma tiveram importante colaboração para resolver a situação da melhor forma possível.
Nesse momento, onde o que mais importa é sempre a vida, nós conseguimos mostrar que estaremos sempre unidos em benefício da população do Sul do Estado”.