Uma parceria inédita da prefeitura com a ArcelorMittal Tubarão vai levar pavimentação sustentável ao interior de Cachoeiro de Itapemirim. Em vez de asfalto, o material a ser utilizado é o Revsol, que será doado ao município pela siderúrgica. Resultado do beneficiamento da escória de aciaria, o coproduto, quando misturado à água e à argila, forma uma consistência semelhante ao concreto, tornando-se, assim, ideal para o asfaltamento de vias rurais.
A parceria foi divulgada com exclusividade pelo site Em Off Notícias em janeiro deste ano. A notícia pode ser lida no link abaixo:
* Transporte de produto para estradas pode custar até R$ 2,9 milhões
A primeira região a ser contemplada é o distrito de São Vicente. Ali, será pavimentada a estrada que liga as localidades de Fruteiras Quente e Independência, de aproximadamente sete quilômetros. As obras, previstas para o início de setembro, vão ser conduzidas com mão de obra da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) e supervisionamento da ArcelorMittal, que vai assessorar todas as etapas de execução.
Uma equipe técnica da siderúrgica veio a Cachoeiro, na última sexta-feira (27), para capacitar os operadores de máquina que vão aplicar o material. O treinamento aconteceu no Parque de Exposições do Aeroporto, com a presença do secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão. Na ocasião, os servidores receberam orientações sobre a preparação da via, a estruturação necessária, o método de trabalho e o modo seguro de armazenamento do coproduto. Também houve visita à estrada e ao espaço em que o Revsol ficará depositado.
“Escolhemos este distrito e esta estrada por estarem localizados no principal circuito do projeto de Turismo Rural que estamos implantando, o qual inclui a Pedra da Penha, em Alto São Vicente, entre outras belezas naturais. Por isso, e também para escoamento da produção agropecuária, essa pavimentação, do ponto de vista estratégico, será importante para a região”, pontua Valladão, ao afirmar que, antes do início das obras, ainda em agosto, a Semai promoverá encontros com os moradores, para esclarecê-los a respeito dessa melhoria.