Secretário de Fazenda desmente aumento de ICMS no combustível no ES

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Combustivel

O secretário estadual de Fazenda, Rogelio Pegoretti Caetano Amorim, gravou vídeo desmentindo notícias de que o governo do Estado do Espírito Santo teria aumentado o ICMS junto ao preço dos combustíveis. Os ataques tiveram início logo após o presidente da República, Jair Bolsonaro, zerar tributos no valor do diesel.

“Se a pessoa tiver aumento de salário, promoção, ela vai pagar um valor maior no Imposto de Renda. Isso significa que houve um aumento de impostos do governo? Claro que não. Se a pessoa comprar uma casa maior, certamente ela vai pagar IPTU maior. É por que houve aumento do IPTU? Também não. O que houve foi o aumento da base de cálculo”, explica o secretário.

“Recentemente, tem sido divulgadas notícias falsas de que o Estado está aumentando o ICMS dos combustíveis. A verdade é que desde 2006 não há qualquer alteração na alíquota de ICMS dos combustíveis. Mas, nesses últimos 15 anos, o que nós vemos é o aumento da base de cálculo: aumento do preço dos combustíveis. Principalmente, nos últimos anos, quando houve mudança na política de preço da Petrobrás, que passou a linear o preço do combustível no Brasil ao preço internacional, cotado em dólar”.

 

Confira abaixo o vídeo na íntegra gravado no último dia 16 e postado nesta segunda-feira (22) pelo secretário.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova