Secretário participa de lançamento da planificação na região sul

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Na manhã desta sexta-feira (08), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou da oficina de Planificação da Atenção à Saúde na Região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. O auditório do Centro Universitário São Camilo, onde foi realizado o lançamento da planificação na região, ficou lotado.

A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Na ocasião, o secretário explicou que a Rede Cuidar não é somente a inauguração de novas unidades de atendimento, mas que trata-se de um trabalho integrado de atenção primária e ambulatorial especializada.

“Agora todos os municípios estão sendo capacitados. E esta qualidade e integração só se consegue com a planificação à saúde. Estamos junto com todas as prefeituras, com todas as secretarias (municipais) de saúde, e com apoio técnico do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), trabalhando para atender melhor o cidadão, com o mesmo recurso que temos hoje, mas com mais organização e eficiência”, disse o secretário.

Oliveira destacou que dos 26 municípios que compõem a Região Sul de saúde, 14 já estão integrados para abrir a unidade de atendimento integral à saúde em Guaçuí.

“A planificação pretende reorganizar o atendimento e trazer qualidade e resolutividade. Com a planificação as unidades básicas podem resolver mais de 80% das necessidades das pessoas. E mais: devem desafogar as filas, pois passarão a atender por hora marcada”, destacou.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Sesa, junto com o Conass – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde –, irá realizar a planificação da atenção primária. A planificação vai mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Para isso, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado.

Neste sábado (09), continuaram as atividades da planificação na Região Sul. O evento foi no auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, das 8h às 17h.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas