Segue para a Câmara instituição do Dia Nacional em Memória às Vítimas de Trânsito

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em votação simbólica, o Senado aprovou, nesta terça-feira (3), a proposição que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, a ser comemorado em 7 de maio. O PL 5.189/2021, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), foi aprovado na forma do relatório oferecido pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA) à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria segue para Câmara dos Deputados.

Na justificação de seu projeto, Contarato pontua que os acidentes de trânsito estão entre os principais problemas do país. O senador cita estatísticas de 2016 do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, quando foram registradas 37.345 mortes relacionadas a acidentes envolvendo automóveis; ele também mencionou o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que calcula em 600 mil o número de pessoas que ficam com sequelas permanentes em decorrência de acidentes de trânsito a cada ano.

O autor do projeto ressalta que a questão ganha contornos ainda mais alarmantes ao constatar que 60% dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas de acidente de trânsito, bem como 50% dos centros cirúrgicos.

O parecer de Zequinha Marinho, apresentado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) como relator ad hoc, destaca que acidentes nas estradas e ruas do Brasil causam cinco mortes a cada hora, segundo relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina. O senador afirma que um balanço feito separadamente, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos, o que levou ao gasto de quase R$ 3 bilhões pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por sua vez, estima em R$ 40 bilhões o prejuízo anual causado pelos acidentes, valor composto por despesas hospitalares, danos ao patrimônio, benefícios previdenciários pagos às vítimas ou a seus dependentes e perda do potencial econômico de cidadãos no auge de sua produtividade”, diz o relator.

Contarato defendeu em Plenário seu projeto. Ele considera o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito como um gesto simbólico destinado a demandar empatia e sensibilidade do poder público diante de “famílias dilaceradas”, e lembrou os efeitos diretos e indiretos dos acidentes de trânsito.

“Um dos princípios da administração pública é a eficiência. E eficiência está em se colocar na dor do outro”, argumentou.

O parlamentar, que foi delegado de Delitos de Trânsito por mais de dez anos e atuou como diretor-geral do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), ainda sugeriu medidas de reforço no atendimento psicossocial às vítimas de acidentes e aos motoristas infratores nas delegacias.

 

Fonte: Agência Senado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas