Seis pessoas vão receber órgãos de vítima de acidente em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
captação de órgãos

Pensar no próximo mesmo em um momento de perda de uma pessoa querida. Esse foi o gesto de solidariedade de uma família que decidiu doar os órgãos de um rapaz de 20 anos que morreu após sofrer um acidente de trânsito.

O jovem que deu entrada na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro na terça-feira (30), recebeu todos os cuidados necessários da equipe médica do Pronto Socorro e CTI, mas não resistiu.

No último domingo (12), assim que foi constatada a morte encefálica do paciente, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante da Santa Casa entrou em contato com a família e iniciou uma corrida contra o tempo.

Ao todo, foram doados os rins, córneas, coração e fígado para pacientes que estavam na fila do transplante. Apenas os rins foram para morador de fora do Estado. O restante vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de capixabas.

A coordenadora da CIHDOTT, Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

“Ao contrário do que muitos pensam, a vontade de doar não fica escrita em documentos, como carteira de motorista. Na verdade, quem quer ser um doador deve deixar o desejo explícito para sua família”.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência estadual na captação de órgãos. Só em 2019, o hospital realizou oito captações com o total de 29 órgãos que beneficiaram pessoas de diversas regiões do Brasil.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova