Nenhuma meta traçada para os 100 dias de governo. Assim, afirmou o governador Renato Casagrande (PSB) ao Em Off Notícias, durante visita à Exposul Rural 2019, no parque de exposições, em Cachoeiro de Itapemirim. Para o socialista, o período é curto para metas; no entanto, relatou uma série de ações ocorridas neste tempo.
“Não teve meta de 100 dias de governo. Respondemos a demanda da imprensa porque tem uma cultura para fazer avaliação de 100 dias. O que posso destacar é a reafirmação dos conceitos que estamos implementando: da ética, transparência, responsabilidade fiscal, social, de olhar para frente, de fazer as obras que estavam em andamento, retomar as que estavam paradas, fazer ações que respeitem as cidades capixabas e de dialogar permanentemente com a sociedade”.
O governador afirmou que houve avanço na relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Inauguramos o ‘Contorno’ de Iconha; no próximo dia 30 iniciaremos o ‘Contorno’ do Mestre Álvaro; discutimos e acompanhamos o cronograma de duplicação da BR 101 e trabalhamos muito para que a obra da BR 262 não seja paralisada”.
Nestes 100 dias, Casagrande manteve o debate sobre a ferrovia litorânea e o investimento portuário no estado. “A união garantiu a viabilização da equação para que a ferrovia venha até, pelo menos, a Anchieta – na região da Samarco”.
R$ 1,5 bilhão
“Fechamos acordo entre a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a Petrobras, que vai permitir que consolide fundo de infraestrutura com investimento de R$ 1,5 bilhão – sobre isso iremos apresentar proposta do fundo soberano para que possamos incentivar o desenvolvimento regional, do setor de tecnologia, logística”.
Cautela
Diante de cenário econômico incerto, na visão de Casagrande, a postura é de cautela com as despesas correntes e gastos de pessoal. “Porém, não posso me agarrar na crise e ficar me desculpando por ela, pois tenho que buscar alternativas – e é isso que estamos fazendo para haver grande volume de investimentos”.
Em Cachoeiro de Itapemirim, segundo o socialista, há sequência das obras do Caminhos do Campo, na Gruta. “Em Jacu, vamos dar ordem de serviço nos próximos dias”.