Itapemirim sediou o I Seminário de Agroindústria nesta quarta (27) com foco no suporte ao homem do campo. O município é, atualmente, um dos maiores produtores de leite, pescado e produtos agrícolas do estado. O objetivo da administração pública municipal, junto com parceiros, é ampliar a capacitação e fomento do setor.
O evento foi realizado em parceria com o Sebrae, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os participantes puderam conferir palestras sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte e a Agroindústria e Cooperativa Familiar CAF, de Colatina.
Para o prefeito em exercício, Thiago Peçanha (PSDB), é o setor precisa avançar. “Temos um campo muito grande a ser explorado, temos produtos de qualidade e o turismo consolidado. Agora, precisamos qualificar os nossos potenciais através da inspeção e agregar mais renda a essas agroindústrias com a possibilidade de expandir no nosso município”.
O deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), presidente da Comissão do Cooperativismo e correligionário de Thiago, destacou a importância das cooperativas de agricultura familiar como alternativa ao período de crise que o país atravessa.
“Estou muito feliz, orgulhoso e emocionado de estar aqui. Ver este evento caminhando para o encerramento, com auditório lotado e o saber amplamente distribuído, certamente deixaria nosso querido José Mauro satisfeito e feliz, ainda que ele jamais quisesse reconhecimento por seus trabalhos na administração pública. Este era seu ideal. Este seminário estava em seus planos e este era seu sonho: a agroindústria para a agricultura familiar”, disse o deputado, referindo-se ao ex-secretário de Gerência Geral, assassinado há três semanas.
“‘Zé Mauro’ me dizia: Mansur, em Itapemirim, um espaço de uma pequena sala já emprega seis pessoas. Itapemirim está dando certo”, terminou o deputado, que teve o ex-secretário como assessor parlamentar por seis anos, trabalhando com agricultura familiar.