Sérgio Sampaio: “até tu, Cachoeiro?”

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Creio que não seja preciso levar uma punhalada nas costas – de alguém íntimo – para pesar a dor… ainda mais sendo cachoeirense, na linha de Newton Braga, que nos mostrou a antena para captar as dores que não são nossas.

Nesta fina melodia da dor, sinto que o ostracismo e a ‘maldição musical popular’ ‘demonizada’ sobre o nosso ilustre e saudoso Sérgio Sampaio persistem. A questão, sendo ele um dos nossos, é a seguinte: “Por que, Brutos?”.

Em administrações recentes, Cachoeiro dedicava uma semana em homenagem a seu cantor e compositor, sempre no mês de abril – Sérgio nascera em 1947, no dia 13 desse mês e morrera em 15 de maio de 1994, no Rio de Janeiro.

Os dias dedicados ao Sampaio rendiam não só as suas belas canções, como também pautava saraus e outras atividades culturais. O município, mesmo que em parcela, começou a ‘viver Sérgio’, levando pessoas para as praças e ao teatro local, sob à ‘magia pura’ sampaiana. Agora, nada se ouve; calou a boca, não só o Zebedeu.

Em Vitória, a música dele ecoa por todo o ‘Centro histórico’. Inclusive, foi aberta por lá a ‘reprodução’ do bar do Auzílio, cujo original se localizava na rua Moreira, em Cachoeiro de Itapemirim, e era um dos pontos onde Sérgio e amigos ‘molhavam a palavra’ e beliscavam a famosa piabinha frita.

Ainda na capital, nesta semana, houve evento em alusão ao nosso personagem. Há de se registrar que o também músico João Moraes, cachoeirense e primo de Sérgio, é o principal entusiasta deste movimento em ‘louvor’ às obras de Sampaio.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, já vai para a quarta edição a ‘Semana do Sampaio’ – ocorre neste dia 20 de abril e contará com a presença ilustre de Helinho Sampaio, irmão do homenageado e articulista do Em Off Notícias, assim como foi em Vitória. E, por aqui, não há “tanto limão pelo chão”. A esperança é de que, “mesmo que as mesmas portas estejam fechadas”, Cachoeiro possa nos servir, novamente, de Sérgio Sampaio.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas