Cachoeiro de Itapemirim terá um reforço no combate à violência: o retorno do serviço de pátio e guincho, possivelmente já na próxima semana. Desde 2015, os veículos em condições irregulares, principalmente os utilizados para o crime, não saíam de circulação por não ter para onde leva-lo.
Antes, o serviço era mantido pelo governo do Estado. Como o trânsito em Cachoeiro é municipalizado, a competência passa a ser da administração local. E, para agilizar o processo, a prefeitura firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para usar o pátio contratado por eles em funcionamento no bairro Aeroporto.
O secretário de Defesa Civil, Ruy Guedes, informou que se a prefeitura iniciasse processo licitatório para contratar o pátio poderia demorar mais de um ano, como ocorreu com a PRF. Ainda de acordo com ele, o certame dos federais aconteceu em agosto de 2016 e a operação em julho deste ano.
Na segunda-feira (18), em alusão à Semana Nacional de Trânsito, estará no município um representante da PRF para proferir palestra; na ocasião, será assinado o convênio para a utilização do pátio.
Na questão do combate à criminalidade, a cúpula da segurança local afirma que as motocicletas são as ‘pernas’ dos bandidos. A Polícia Militar tem realizado a operação ‘Cavalo de Aço’ com foco nas motos, por acreditar que haverá redução dos crimes tirando esses veículos da posse dos criminosos.