As maiores honrarias do município tiveram ambiente digno ao serem concedidas aos cachoeirenses merecedores. E isso ocorreu graças à remodelação do evento promovida pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, que deu verdadeiro significado à sessão solene do dia da cidade.
As alterações feitas na sessão que aconteceu na terça-feira (27) realmente tiveram como foco as pessoas homenageadas pelos vereadores e pela prefeitura, conforme estabeleceu o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Bastos (PSB).
Nos últimos anos, a sessão solene da Câmara Municipal, apesar da intenção da homenagem, acabava por alimentar um certo constrangimento. Em meio às dezenas de títulos ofertados pelos edis, o que se ouvia era um murmúrio indecifrável e ensurdecedor em detrimento à devida atenção e às palmas a quem era honrado pelo município.
Em cada mesa ocupada por familiares e amigos dos homenageados havia manifestações isoladas, jamais conectadas com o espírito da sessão solene em reverenciar a todos. Cada grupo focava no ente querido, emocionava-se e dava continuidade à sua própria ‘festa’; e assim ocorria na medida que os mais de 80 contemplados eram chamados a ir ao palco principal.
Alexandre Bastos pôs fim a essas ilhas conflitantes dentro do mesmo evento e adotou formato onde os presentes pudessem acompanhar e sentir a emoção de todos que recebiam das mãos dos vereadores e do prefeito Victor Coelho (PSB) a comenda que simboliza a sua dedicação e contribuição por Cachoeiro.
Sem bebidas alcóolicas e em novo ‘palco’ – auditório da FDCI -, o que se via era um público unânime aplaudindo os homenageados e com a certeza de qual título ou comenda ele recebia.
Sem essa transformação promovida por Alexandre Bastos, jamais ocorreria de todo público ficar unido em torno de um único sentimento, por exemplo, quando o jardineiro da prefeitura João da Silva – responsável direto pelo embelezamento da praça Jerônimo Monteiro – foi chamado pelo cerimonial para receber o Título de Cidadania Cachoeirense das mãos do vereador Higner Mansur (PSB). Os merecidos aplausos vibram até então ao compasso do coração de cada um que pôde participar da, agora sim, Sessão Solene do Dia de Cachoeiro.