Setor de saúde registra mais de 60 mil empregos no Espírito Santo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
IMG-20250513-WA0036_Easy-Resize.com

O setor de saúde está em expansão no Espírito Santo: em fevereiro, o segmento registrou 60.014 postos de trabalho formais. O número subiu 6,3% em comparação a 2024 (56.427), superando o crescimento do setor de serviços em geral, que foi de 4% no mesmo período.

No mês, houve um saldo positivo de 205 novos empregos, destacando-se dentro do contexto geral dos serviços, que teve um total de 4.234 vagas. As atividades de atendimento hospitalar e as de atenção ambulatorial realizadas por médicos e dentistas foram as principais responsáveis pela criação de empregos, com saldos de 169 e 67 postos, respectivamente, áreas que mais empregam na saúde.

Esse desempenho reforça a importância econômica da saúde, tanto de forma direta quanto indireta, destacando seu impacto na geração de renda e empregos, aquecendo a economia capixaba. Além disso, indica uma recuperação no ritmo de contratações do setor, que havia apresentado saldo negativo em dezembro.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os municípios de Guarapari (46), Vila Velha (34) e Cachoeiro de Itapemirim (28) se destacaram pela criação de novos empregos formais em fevereiro e possuem sistemas de saúde bem estruturados. A maior parte dessas vagas foi gerada pelas atividades de atenção hospitalar, o que evidencia a concentração da oferta de trabalho em estabelecimentos de maior porte.

Quanto ao perfil de trabalhadores contratados, o saldo em fevereiro foi positivo para ambos os sexos: 88 para os homens e 117 para as mulheres.

 

“Apesar de o setor de saúde continuar sendo majoritariamente feminino, esse resultado não reflete, de forma geral, o mercado de trabalho no Espírito Santo, que apresenta predominância masculina, com 55,81% dos postos ocupados por homens. Esses dados destacam a relevância da saúde como uma área de maior inclusão feminina no mercado formal”, ressaltou André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES.

 

De acordo com o levantamento, a maior parte das novas vagas foi ocupada por profissionais com ensino médio completo, que tiveram um saldo de 190 postos de emprego. “Isso se deve à demanda por funções administrativas, operacionais e de apoio, como recepcionistas, auxiliares administrativos, técnicos de enfermagem e profissionais de serviços gerais, essenciais ao funcionamento dos estabelecimentos de saúde”, explicou o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES.

A faixa etária com maior saldo de empregos foi a de 18 a 24 anos, com 175 novas contratações. Dentro desse grupo, 22 vagas foram destinadas a jovens aprendizes, reforçando a presença de programas de inserção no mercado para esse público.

 

“O programa de aprendizagem oferece uma combinação de experiência prática e formação teórica, preparando esses profissionais para uma futura atuação mais qualificada no setor, uma oportunidade de trabalhar em um ambiente profissional enquanto estudam, visando o desenvolvimento de habilidades”, comentou Spalenza.

 

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site //portaldocomercio-es.com.br.

 

Sobre o Sistema Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo.

A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Morre Pepe Mujica

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda latino-americana José