O primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) foi registrado na tarde de terça-feira (25) no Espírito Santo. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE). O caso ocorreu na Serra.
A notícia é de que o paciente retornou recentemente ao estado depois de viagem à Itália, apresenta do febre e outros sintomas respiratórios.
O atendimento acontece no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (foto), que é especializado em casos graves e é referência para casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.
A definição para casos suspeitos de Covid-19 foi ampliada, no enquadramento do Ministério da Saúde, e abrange pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Japão. Isso aconteceu por conta do crescimento de 14% de novos casos fora da China.
No Brasil, foi confirmado o primeiro teste positivo em paciente de São Paulo, de 61 anos, para o coronavírus. A informação é de que falta ser feito mais um exame.