Tecnologia potencializa a Educação de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

 

Nos seus 156 anos de emancipação política, Cachoeiro de Itapemirim também tem o que comemorar no avanço na Educação. Além das reformas, ampliações e majoração do Ensino em Tempo Integral, a tecnologia nos educandários potencializa o aprendizado dos quase 22 mil alunos da Rede Munciipal de Ensino.

Com investimentos superiores a R$ 3 milhões, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu 1.800 notebooks do modelo Chromebook para 46 unidades escolares disponíveis para a utilização dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, durante as atividades em sala de aula.

De acordo com a secretaria, os professores passaram por formação para manuear os equipamentos. Com isso, os laboratórios de informática nas escolas são itinerantes; já que os notebooks são usados dentro de cada sala de aula.

 

Mais equipamentos também foram assegurados aos profissionais da Educação, tanto aos efetivos, quanto aos educadores em Designação Temporária (DTs).

 

 

 

Sete escolas em Tempo Integral

Seguindo po Plano Municipal de Educação, a secretaria focou na implantação de escolas em tempo integral. Em 2017, quando a atual gestão assumiu o primeiro mandato, não havia nenhuma na Rede Municipal de Ensino. Atualmente, há sete unidades de ensino com essa filosofia de trabalho.

Em 2021, o município tinha 870 estudantes do Ensino Fundamental contemplados por esse regime; já em 2022, o número aumentou para 1.200.

 

 

As escolas que oferecem tempo integral são “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite; “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.

 

Escolas são ampliadas e reformadas

Todas as escolas da rede municipal passam por manutenções em sua estrutura. Dessas, algumas recebem obras de reforma e ampliação de seu espaço físico, no intuito de garantir mais conforto e vagas às famílias cachoeirenses, conforme garante a Secretaria Municipal de Educação.

Uma delas é a ‘Padre Gino Zatelli’, localizada no bairro Gilson Carone. Com a construção do condomínio Otílio Roncetti, que abriga cerca de 4 mil pessoas, a demanda educacional também cresceu naquela região – com isso, a necessidade de geração de vagas.

 

Escola ‘Padre Gino’ com o condomínio Otílio Roncetti ao fundo

 

O colégio Padre Gino está em intervenção, que garantirá mais seis salas de aula; o que proporcionará mais 12 turmas. O local ainda terá auditório e reformas em outras dependências, deixando os espaços mais acessíveis e inclusivos. O investimento é de R$ 6 milhões.

 

 

Outra escola que será agraciada com reforma e ampliação é a de Ensino Básico ‘Albertina Macedo’, no bairro Abelardo Machado. O processo para a obra passa por licitação e as duas realizações são possíveis através de convênio com o governo do Estado e recursos do município.

 

Cachoeiro adota o ‘Educar pra Valer’

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aderiu, no fim de 2022, ao programa ‘Educar pra Valer’, com o objetivo de recuperar o aprendizado dos alunos perdido na época da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Elaborado a partir de uma experiência de sucesso no município de Sobral (Ceará), referência nacional em educação pública, o Educar pra Valer realiza um diagnóstico junto às administrações locais, para a construção de um plano de ação com foco na aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a pasta de Educação, essa assessoria contribui também na formação para professor e material didático, para os estudantes.

 

Salas climatizadas

Todas as escolas serão agraciadas com a instalação de ar condicionadas nas salas de aula. A Secretaria Municipal de Educação garante que boa parte já recebeu e que mais equipamentos estão em fase de aquisição. Outras unidades passam pela reforma da instalação elétrica para assegurar a o bom funcionamento da climatização.

 

Kit pedagógico

Desde 2018, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino têm o kit pedagógico. Os estudantes da pré-escola recebem agenda escolar, apontador com depósito, borracha, caderno de cartografia, canetinha, cola branca, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta, tinta guache e estojo escolar.

Já as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental ganharam apontador com depósito, borracha, caderno brochura, canetinha hidrográfica, cola branca, lápis de cor, lápis grafite, tesoura sem ponta, régua e estojo.

Os alunos de 6º ao 9º ano receberam apontador, borracha, canetinha hidrográfica, cola branca, caneta esferográfica azul e vermelha, caneca, lápis de cor, lápis grafite, tesoura sem ponta, conjunto geométrico e estojo escolar.

 

Móveis escolares

Nos próximos dias, as escolas do município irão rceeber móveis, com o tamanho adequado a cada nível de ensino. O mobiliário vai beneficiar alunos e professores do Ensino Fundamental e e 2.

Foco ao longo dos anos, reforma e ampliação. Chegando móveis escolar, tamanho certo, adequado a cada nível de ensino.mobiliário para o fundamental 1 e 2.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas