O ex-deputado federal Ted Conti (PSB) se movimenta para criar a musculatura necessária para disputar as eleições para a prefeitura de Guarapari. Fiel ao governador Renato Casagrande e à cúpula do partido socialista, ele tenta se viabilizar em meio a outros dois nomes fortes do mesmo grupo político que almejam o mesmo cargo em 2024.
“Tenho conversado com lideranças empresariais e políticas de todo o Estado para a gente buscar um espaço dentro das necessidades do município”, disse Conti para o portal ES 360. Para ele, Guarapari carece de representatividade política e de diálogo com outras esferas do poder.
“E, com o conhecimento que tenho agora em Brasília e dentro do governo Casagrande, acredito que posso ajudar bastante”.
Uma vez suplente, Conti assumiu cadeira na Câmara dos Deputados logo no início de 2019, quando Paulo Foleto assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura. Ficou em Brasília até abril de 2022, quando Foletto teve que se descompatibilizar para tentar a reeleição. Nas urnas, Ted obteve apenas 11.289 votos.
Atualmente, ele é subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, na Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Concorrência
Também buscam um ‘lugar ao sol’ Gedson Merízio, que foi vereador em Guarapari pelo PSB. Merízio tem o DNA socialista e só se filiou ao Podemos por conta da própria estratégia político-eleitoral do Palácio Anchieta na última eleição.
O outro nome é o do deputado estadual Zé Preto. Apesar de ser do PL – ‘bloco bolsonarista’ dentro da Assembleia Legislativa -, ele se coloca como aliado do governador Casagrande. Além disso, goza de prestígio do também parlamentar Tyago Hoffmann (PSB), nome próximo do governador.