Cerca de 1,2 mil famílias serão as novas moradoras do bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim, assim que a Caixa Econômica Federal entregar as chaves dos apartamentos construídos através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Mas, será que a região tem estrutura para atender a nova demanda?
A pergunta foi remetida à prefeitura, que enviou ao Em Off a relação de ações já feitas para atender as necessidades das milhares de pessoas que irão morar no bairro Gilson Carone, em breve.
No último mês, foi iniciado um trabalho social com as famílias do município que foram contempladas pelo programa Minha Casa, Minha Vida com unidades no residencial Otílio Roncette 3.
“Foram realizadas reuniões na escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. No primeiro encontro, representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação (Semutha) e da empresa AB Construtora, responsável pela execução da obra, esclareceram às famílias detalhes do programa, da construção dos imóveis, dentre outras questões sobre as unidades habitacionais, que serão entregues em data a ser definida pela Caixa Econômica Federal”, informou a prefeitura, através de nota.
No atendimento educacional, a prefeitura afirmou que dispõe de oito escolas no bairro e entorno. No Gilson Carone, há as Emebs Rita Vereza (Educação Infantil) e Pe. Gino (Ensino Fundamental); no Alto Coramara, Emeb Professor Deusdedit Baptista (Ensino Fundamental); no Jardim Itapemirim, EMEB “Galdino Theodoro da Silva” (Ensino Fundamental); no IBC, a Emeb Reverendo Jader (Ensino Fundamental).
No bairro Monte Cristo, as Emeb “Lions Clube Frade e a Freira” (Educação Infantil) e Mª Das Victórias Oliveira de Andrade (Educação Infantil). “Além disso, existe a possibilidade de reabertura da escola de Educação Infantil, Emeb Raul Sampaio Cocco, no bairro Agostinho Simonato”.
Na área de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Itapemirim, segundo a administração, estará disponível para atender aqueles que precisarem de acompanhamento.
“A Secretaria de Saúde já incluiu mais uma equipe completa na unidade de saúde do Gilson Carone, hoje composta por dois médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e 10 ACSs (agentes comunitários de saúde). Serviços ofertados: consultas clínicas, ginecologia e puericultura (avaliação das crianças menores 15 anos).