A melhor estrutura de saúde do estado do Espírito Santo. Essa é a realidade do município de Marataízes na avaliação do prefeito Tininho Batista. A declaração foi feita durante a inauguração da unidade do Samu na manhã desta quinta-feira (17).
O secretário municipal de Saúde, Eraldo Duarte, informou que a unidade inaugurada, mas que já funciona no município desde o último dia 3, reforça o trabalho realizado pela prefeitura.
“O Samu vem complementar o nosso serviço de urgência e emergência, já que o município tem empresa contratada para dar a primeira assistência. É um momento ímpar para Marataízes”, disse o secretário de Saúde, Eraldo Duarte.
O prefeito Tininho lembrou que antes de assumir seu primeiro mandato havia cartaz no posto de saúde informando que não havia médicos. Após iniciar sua gestão, o município jamais ficou sem esses profissionais.
“Nosso tripé de investimento é Saúde, Educação e Segurança. E não medimos esforços. Hoje, temos a melhor saúde do sul do estado, quiçá do estado”, disse Tininho.
A reportagem conversou com o secretário Eraldo para listar a estrutura de saúde do município, sem a pretensão de comparar com outros municípios. Confira abaixo:
– Atenção primária: 15 unidades de saúde (Estratégia Saúde da Família)
– 5 de atenção secundária (o município foca no preventivo e também oferta o atendimento curativo)
– Unidade de atendimento 24 horas (atende também municípios vizinhos)
– Estrutura com 4 clínicos gerais 24 horas, 2 pediatras 24 horas, 1 ortopedista e 1 intensivista
– 8 leitos de UTI colocados como Sala Vermelha, atendimento pré-hospitalar até a transferência
– Casa Rosa, que referenciada para a saúde da mulher; atendimento à gestante de alto risco, ultrassom, planejamento familiar com clínico, mamografia, laboratorial, kits de bebê etc
– Saúde mental, com psicólogos, neurologistas, psiquiatras, neuropediatria
– Centro de Especialidade Médica: mais de 20 especialidades. Parceria com o governo do Estado quando precisa de especialidade complementar e cirúrgica.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos (Ambulâncias e Motolâncias) tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros e condutores socorristas.