Todos já podem construir o orçamento de 2018 do Estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Todos os cidadãos capixabas já podem contribuir para a elaboração do Orçamento Anual 2018, destacando quais são os desafios das regiões onde moram e trabalham, e que merecem maior atenção do governo do Estado.

 

Está no ar o site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), onde é possível sugerir à administração pública estadual soluções e contribuições para a resolução dos desafios apontados.

 

Desenvolvido com versão mobile, o site pode ser acessado facilmente pela população, por meio de computadores, smartphones e tablets, e ficará disponível para acesso até às 18h do dia 2 de agosto.

 

O site Orçamento em Rede traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.

 

É fácil participar: após escolher o tema, basta destacar um desafio e enviar uma sugestão de resolução.

 

Audiências públicas

 

O debate sobre a superação dos desafios regionais do Espírito Santo não fica restrito à internet. O Governo do Estado também vai realizar, com presença de cidadãos, cinco audiências públicas com o objetivo de conhecer os desafios e prioridades da sociedade e aperfeiçoar o conjunto de ações e programas da administração pública estadual.

 

As audiências presenciais vão acontecer entre os dias 20 e 28 de julho, em cidades das microrregiões Noroeste e Nordeste, Centro-Oeste e Rio Doce, Central Serra e Sudoeste Serrana, Caparaó, Central Sul e Litoral Sul, e Metropolitana. A primeira audiência será realizada em Boa Esperança, às 13 horas do dia 20. As outras quatro acontecerão nas cidades de São Gabriel da Palha(21/07), Ibatiba (26/07), Santa Teresa (27/07), e Guarapari (dia 28/07, a partir das 14 horas).

 

Lei Orçamentária

 

Técnicos da Secretaria de Planejamento vão elaborar um relatório com as sugestões apresentadas pela população nas audiências públicas, e essa contribuição ajudará na elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual, a ser votada, posteriormente, pelos deputados, na Assembleia Legislativa.

 

A LOA é instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas